
Tecnologias que estão revolucionando a Construção Civil
02/01/2023
Importância de um cronograma de obra no excel para a gestão na construção
11/01/2023A construção civil é um setor extremamente dependente de fatores como:
- atenção aos detalhes
- alinhamento de processos
Já que ambas as opções visam garantir o máximo tanto em resultados quanto no quesito qualidade.
Essa atenção é dada desde o planejamento do projeto, até as medições sempre focando na prevenção de riscos a fim de eliminá-los, para garantir que todas as etapas ocorram dentro do esperado e que atinjam os objetivos previamente traçados, tudo com total segurança.
Então a melhor dica aqui para que tudo saia nos conformes é usar as planilhas voltada para construção Civil.
Planilhas são aliadas da construção civil
Mesmo com todo cuidado no planejamento, no momento de executar a obra infelizmente podem haver surpresas, dessa forma, ter bem organizadas as ocorrências e informações diárias é imprescindível para identificação e/ou solução de problemas que o planejamento não previu.
Ao contar com uma planilha de construção civil você também consegue obter maior controle do cotidiano da obra e a medida que ajustes passam a ser necessários, o tempo de organização das atividades fica bem menor;
Ao usar uma planilha, caso atrasos ocorram, os engenheiros não ficarão sobrecarregados e o risco de erros por desatenção diminui de forma significativa, devido à comunicação que a planilha oferece.
Conheça aqui algumas etapas em que o uso de planilhas para construção civil são essenciais para garantir tranquilidade na execução dos projetos e cálculos acertados.
Seleção de profissional, produtos e serviços:
Uma das primeiras etapas na construção civil é a fase da seleção, onde listam-se os principais profissionais, produtos, serviços e empresas aptos para a demanda de entrega conforme os objetivos da obra.
Então criar uma planilha é fundamental para reunir todas essas informações para uma análise cuidadosa dos mais diferentes aspectos antes da contratação.
Etapa de Equalização:
Após reunidas as empresas qualificadas, chega-se à etapa de balizamento, onde novamente faz-se necessário o uso de uma planilha para comparação dos custos dos orçamentos e/ou nível de investimento necessário.
Relacionamento com contatos:
Após a contratação das empresas vencedoras é importante ter atualizadas as informações básicas de contato, já que elas são indispensáveis para a comunicação dos envolvidos.
Ter uma planilha com tais informações é algo simples de ser elaborado e que vai gerar um impacto muito positivo em todo o processo da obra, pois terá todas as informações como endereço, e-mail e telefone da empresa – num local seguro e de fácil acesso.
Definição dos materiais:
Definir os materiais desde a fundação, acabamentos e até os projetos complementares como os Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas e de Combate a incêndio é uma parte importante e indispensável.
Então definir quantitativos e custos orçamentários e contar com tais especificações na planilha, sempre indicadas de forma clara e objetiva, oferece uma projeção acertada da obra de forma, fornecendo ainda mais segurança ao contratante.
Elaboração do Memorial Descritivo:
No memorial descritivo do projeto, ao contar com os recursos de uma planilha torna-se mais fácil e dinâmico desenvolver este caderno técnico demonstrando com clareza e objetividade:
- itens
- quantidades
- locais de uso
- imagens
E quaisquer outras informações que auxiliem na compreensão. Por isso, uma planilha aqui é algo que não se pode deixar em segundo plano, pois mais do que ajudar na redução de custos e cumprimento dos prazos estabelecidos, elas ajudam a tornar o dia a dia do profissional da construção civil mais simples e seguro.
Gostou do conteúdo? Então acesse esse link, que temos várias planilhas gratuitas disponíveis para você baixar!