7 ferramentas para gerenciar seu cronograma de obra - a última é a melhor!
7 ferramentas para gerenciar seu cronograma de obra – a última é a melhor!
21/02/2023
6 dicas de excel para um cronograma de obras eficiente
6 dicas de excel para um cronograma de obras eficiente
25/03/2023
Mostrar tudo

Descubra como a tecnologia está transformando a gestão de obras na construção civil

Descubra como a tecnologia está transformando a gestão de obras na construção civil - Portal Gestor de Obras

Descubra como a tecnologia está transformando a gestão de obras na construção civil

A tecnologia transformou e continua transformando a forma de produzir da humanidade. Na construção civil, está presente desde a extração de recursos até a gestão de obras, por exemplo.

Gerir um canteiro de obras requer muito mais do que apenas ir até o local checar a evolução do projeto: é preciso ter dados palpáveis para criar projeções precisas, visando qualidade na entrega e segurança para os trabalhadores.

Quer aprender a usar tecnologia para gestão de obras na construção civil? Veja algumas ferramentas importantes e gratuitas!


Geração cronograma físico-financeiro

O cronograma físico-financeiro é uma das ferramentas mais importantes para projetos de construção civil.

Basicamente, tem como premissa apresentar duas partes importantes da gestão de obras: as etapas pelas quais o projeto passará e o preço atrelado a elas.

A melhor forma de usar esse cronograma é através do Excel. Temos uma ótima planilha de cronograma físico-financeiro em nosso site, totalmente gratuita para você usar.

Granularização de processos

A granularização de processos é uma atividade extremamente relevante para a gestão de obras na construção civil.

Em resumo, granularizar uma etapa significa quebrá-la em seus mínimos detalhes; assim, um objetivo grande é decomposto em vários objetivos pequenos que, quando alcançados, resultam na conclusão do objetivo grande.

Você pode usar diversas ferramentas para decompor suas tarefas. Nós recomendamos tanto o Excel (online) quanto o Trello, pois são gratuitos e você pode acessar quando quiser.

Organização de tarefas

É muito comum fazermos diferentes partes da gestão em ferramentas separadas.

A organização de tarefas, por exemplo, pode ser feita em um software mais pessoal, como é o caso do Microsoft To Do, que vem por padrão em todos os computadores com Windows instalado.

Vale lembrar que organizar tarefas está mais relacionado com o micro (você como gestor) do que com o macro (a obra como um todo), pois evitará problemas como esquecimentos ou pular etapas na hora de sistematizar tarefas.

Acompanhamento das etapas

Como dissemos anteriormente, é fundamental quebrar grandes tarefas em diversas tarefas menores, para facilitar a gestão de obras na construção civil.

Porém, apenas isso não basta, dado que o gestor precisa acompanhar o avanço dessas tarefas de alguma forma. Para isso, podemos utilizar a metodologia Kanban, que pode ser implementada no Trello.

Além disso, vale a pena cuidar de indicadores como os de saúde e segurança no canteiro de obras, e o Excel é a melhor ferramenta para isso. Aproveite nossa Planilha de Indicadores de Saúde e Segurança do Trabalho gratuita disponível em nosso site!

Organização de datas

Por fim, temos a organização das datas relacionadas às etapas do projeto em desenvolvimento.

Nesse caso, a ferramenta mais indicada, sem dúvida alguma, é o Google Agenda. Lembre-se de usar o mesmo e-mail no Google Agenda e em seu celular, para receber os lembretes diretamente no aparelho.

Pelo Google Agenda, você consegue criar lembretes e eventos com anexos, comentários e diversas outras personalizações. Essa ferramenta é gratuita, bastando ter e-mail com @gmail.com.
Gostou deste conteúdo? Veja todos os materiais que você pode baixar gratuitamente em nosso site!

Redação Gestor de Obras
Redação Gestor de Obras
O grupo GESTOR DE OBRAS CONSTRUON LTDA, empresa de tecnologia especializada em soluções diversas para o mercado da construção civil, dentre elas ferramentas para a produtividade e o desempenho de engenheiros, arquitetos e gerentes de projetos no setor da construção civil. GESTOR DE OBRAS 360 Com quase uma década de experiência e mais de 115 mil usuários alcançados, o Gestor de Obras 360 oferece acesso a dezenas de planilhas especializadas em gestão de projetos e obras, além de materiais detalhados e tutoriais sobre como utilizar as melhores ferramentas do mercado, como Google Workspace, Trello, Notion, joinsecret e muitas outras. PLANILHAS PREMIUM +VIP Tenha acesso a todas as planilhas exclusivas do Portal Gestor de Obras. É um pacote com mais de 10 planilhas que você poderá baixar e ter tudo salvo em seu computador e usar sempre que quiser.