Como fazer uma gestão financeira na construção civil? - Gestor de Obras - Tudo sobre Construção Civil
Projeções do mercado de construção civil para 2022
14/01/2022
5 ideias de negócios lucrativos na construção civil
5 ideias de negócios lucrativos na construção civil
16/04/2022
Mostrar tudo

Como fazer uma gestão financeira na construção civil?

Como fazer uma gestão financeira na construção civil?

Como fazer uma gestão financeira na construção civil?

Na construção civil, a gestão financeira apresenta desafios próprios. 

Um setor que pode encontrar dificuldades em manter um caixa positivo, justamente pela demora na conquista de novas vendas. 

Isso só ocorre por conta dos atrasos dos pagamentos de seus clientes, ou ainda na liberação de financiamento.

Contudo, sabemos que em meio a rotina corrida de uma construtora, pode sim ser difícil prezar por uma gestão financeira correta. 

Mas, para te ajudar, preparamos este artigo para servir de base para você fazer uma gestão financeira de forma efetiva na construção civil. 

Acompanhe!

O que é gestão financeira eficiente

Uma gestão financeira eficiente é o fator responsável por impulsionar uma empresa a alcançar todas as suas metas.

É com ela que a empresa consegue se manter em dia com os seus compromissos, permitindo resultados positivos.

Entretanto, é um conjunto de estudos e estratégias que lidam diretamente na parte de finanças

Através dessa gestão, os empreendedores têm a possibilidade de simular e analisar variados cenários.

Além de estabelecer metas, objetivos, prazos e acompanhar todos os resultados da organização.

Importância da gestão financeira na construção civil

Ter uma gestão financeira é de extrema importância para qualquer negócio, independente do seu segmento de atuação ou porte. 

Com ela, é possível ter uma administração correta de todos os recursos, fortalecendo ainda mais o crescimento.

Quando bem feita, tranquiliza o proprietário durante a construção, ou seja, é possível acompanhar o que está sendo investido em sua obra em tempo real.

Não depende do envio de informações por e-mail ou planilhas.

Principal objetivo da gestão financeira na construção civil

O objetivo da gestão financeira em uma construção civil está na melhora de resultados que são apresentados pelas empresas.

E que aumentam o valor do patrimônio através da geração de lucro líquido. 

Uma administração financeira correta, permite que seja visualizado toda atuação durante a obra.

Além disso, serve para planejar e controlar esses recursos que compreendem ações de planejamentos e acompanhamentos.

Dicas de como fazer uma gestão financeira:

Na hora da prática podem surgir dúvidas. 

Afinal, todos querem um acompanhamento completo da gestão financeira.

Para assim, encontrar os melhores custo-benefícios, sem deixar de lado a qualidade na hora da entrega final.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para quem quer saber a forma correta de fazer uma gestão financeira na construção civil. 

Confira!

#1 Faça um cronograma físico-financeiro

Elabore um documento com os cronogramas da obra, e qual o valor será gasto diariamente com cada um deles. 

Imprevistos podem surgir, então, esteja preparado e tenha reservas para evitar surpresas desagradáveis.

Um cronograma trata mais conforto na hora do desespero, tanto para quem está executando a obra, como para quem a supervisiona.

Aproveite e veja nossas planilhas premium para auxiliar na gestão de obras.

#2 Aproprie os custos da obra

Apropriar os custos da obra, refere-se ao lançamento de todas as contas que precisam ser pagas, a fim de obter o valor da obra, incluindo gastos não previstos. 

É uma ação importante para evitar atrasos e prejuízos e fazer o controle dos orçamentos da obra.

#3 Faça uma conciliação bancária

Essa ação permite comparar valores debitados e creditados em contas, para verificar a ocorrência de erros tributários e assegurar que os valores estão corretos. 

Esse processo pode ser realizado de maneira mensal, trimestral, semestral ou anual.

#4 Tenha um controle do fluxo de caixa

É uma ação para acompanhar o excesso ou ausência de valores no caixa. 

O fluxo de caixa permite visualizar o prazo para sair do vermelho. 

Gastos pontuais e negociações com fornecedores, fazem com que os gestores da obra apresentem uma melhor desenvoltura durante a prestação de serviço.

#5 Avalie o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício)

Trata-se, de um documento que demonstra se  sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo. 

Além do DRE, é indicado avaliar as ações de automação de vendas. 

Um conjunto de estratégias e processos que servem para tornar os processos de vendas ainda mais eficientes.

Tecnologias no apoio da gestão financeira

Uma coisa é certa, a tecnologia vive em constante crescimento, e com isso, precisamos nos adaptar e acompanhar essas mudanças.

No dia a dia essa tecnologia auxilia o profissional na realização de funções voltadas a análises, gerência e execução de planos econômicos.

Sempre de acordo com a situação atual enfrentada pela empresa naquele momento.

Pudemos perceber que analisar a gestão financeira na construção civil é a forma mais segura de acompanhar a evolução do projeto, identificando os pontos de melhoria. 

Então, independente do tamanho da obra, não deixe de utilizar uma gestão financeira.

Caso precise de ajuda, conheça o Gestor de Obras, e fique por dentro de assuntos do ramo da construção civil.

Comentários

comentários

Paula Moraes
Paula Moraes
Redatora Freelancer