Gestão Otimizada de Insumos nos Canteiros de Obras = Maiores Resultados
24/09/2015
Planilha de Cálculo do BDI
Planilha Analítica de Composição de BDI
01/10/2015
Mostrar tudo

Pagamento de 13º Salário e o Final de Ano

O mês de outubro chegou e com ele entramos oficialmente no último trimestre do ano. Essa é a hora de planejar a virada para 2016. Parece precipitado? Saiba, no entanto, que o planejamento é o segredo para o sucesso de qualquer negócio, especialmente quando o assunto são as finanças.

 

Com a proximidade do final de ano, os empresários começam a ficar otimistas com a expectativa de aumento nas vendas. Ao mesmo tempo, muitos empreendedores tendem a ficar preocupados com o pagamento do 13º salário dos funcionários. E eles estão certos, já que se trata de um montante muito alto; que deve necessariamente ser desembolsado em apenas duas parcelas.

 

Como trata-se de uma despesa fixa, no entanto, o empresário deve se planejar para que não tenha dificuldades na hora de fazer o pagamento. O ideal é que os gestores se preparem durante todo o ano e façam uma reserva mensal do 13º salário de seus funcionários. Este valor a ser reservado é chamado de “provisão de 13º salário” e deve corresponder ao valor resultante da multiplicação de 1/12 da remuneração, acrescido dos encargos sociais cujo ônus cabe à empresa.

 

Aqueles empresários que ainda não fizeram o provisionamento deste valor neste ano de 2015, devem começar a fazê-lo nesse momento. Do contrário, quando chegar novembro, se verão em situação difícil. Muitos vão acabar buscando fontes de financiamento de capital para poder honrar o compromisso com os funcionários. Essa, no entanto, é uma estratégia nada aconselhável já que, provavelmente, o empresário estará se comprometendo com dívidas já para o ano que vem.

 

Portanto, não abra mão do planejamento! Programe o último trimestre de 2015 com inteligência e comece a pensar, desde já, no ano de 2016. Prepare-se para fazer a provisão do 13º salário a partir de janeiro. E lembre-se de que este mesmo procedimento deve ser adotado também para o pagamento de férias e, inclusive, provisão de pagamento de multa rescisória.

 

Para isto, é importante a proximidade com o seu profissional contábil que informará os valores a serem provisionados. Desta forma, você vai passar o final de ano com as contas muito mais equilibradas. Lembre-se: saúde financeira é essencial para o crescimento do seu negócio!

Thiago Faravallo Florencio
Thiago Faravallo Florencio
Empreendedor, é Sócio-Diretor e Fundador do Construon e do Portal Gestor de Obras.