Construtechs: Como elas estão revolucionando o mercado?
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24/12/2022O marketing está presente em todos os setores da economia, inclusive na construção civil.
A construção civil é um mercado muito competitivo e, para se destacar, é preciso investir em marketing digital.
Principalmente no cenário econômico atual, onde as empresas estão tendo que se reinventar para sobreviver aos desafios da crise.
Pensando nisso, vamos trazer neste artigo quatro ações de marketing digital que podem ser aplicadas no mercado da construção civil.
E com isso começar a gerar resultados incríveis hoje mesmo.
Confira também: Marketing Industrial: Como fazer uma estratégia de sucesso?
Por que investir em marketing digital na construção civil?
Investir em marketing digital é benéfico e essencial para qualquer setor hoje em dia.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e é possível oferecer experiências cada vez mais inovadoras para os consumidores, independente do ramo de atuação.
O marketing digital é, portanto, uma estratégia que deve fazer parte da rotina das empresas de construção civil que desejam se destacar no mercado.
Já que, por meio dele, é possível obter benefícios como:
Baixo custo e mensuração
As estratégias de marketing digital e sua aplicação são infinitamente mais baratas quando comparamos com o marketing tradicional, por exemplo.
Além de ser mais em conta, o marketing digital permite que você mensure todos os seus resultados e acompanhe cada etapa do processo para saber onde pode melhorar.
Com isso, fica mais fácil criar campanhas mais assertivas e medir os seus resultados.
Para assim, ter mais certeza de que as suas ações estão dando certo, colaborando com uma boa gestão financeira.
Engajamento e autoridade na web
Com uma boa estratégia de marketing digital, é possível conquistar um bom posicionamento nos motores de busca.
Além de gerar tráfego qualificado para o seu site e blog e, consequentemente, aumentar as vendas da sua construtora.
Por isso é super comum fazer ações de pós-venda com envio de email marketing com pesquisa de satisfação, por exemplo, para garantir um engajamento assertivo com o cliente.
Além disso, o marketing digital também te ajudará a criar uma relação de confiança com o seu público-alvo e se tornar uma autoridade.
Afinal, ser referência no mercado é essencial para quem quer se destacar em um mundo onde a concorrência está super acirrada.
4 ações de marketing digital para a construção civil
Chegou a hora de escolher as estratégias de marketing certas para colocar em prática.
Isso porque agora você já sabe os benefícios de investir em marketing digital para a sua empresa de construção civil.
#1 Definição da persona
O primeiro passo para montar uma estratégia de marketing digital assertiva é definir a sua persona.
A persona é o perfil do seu cliente ideal e, por meio dela, você consegue direcionar todas as suas ações com mais eficiência.
Para definir a sua persona, você precisará levantar dados como:
– O que ela faz?
– Qual a idade dela?
– Qual o seu estilo de vida?
– Quais os seus desafios?
– O que ele procura na internet?
– Qual o seu nível de educação/escolaridade?
– Qual a renda mensal dela?
Por exemplo, digamos que a sua empresa vai ser focada na vendas e aluguel em Florianópolis.
Se esse é seu nicho de negócio, quem é sua persona? O que seu potencial cliente vai desejar e se interessar?
Comece a fazer essas reflexões baseadas em dados e perceba que, assim, fica mais fácil direcionar as suas ações de marketing para o público certo.
Além de tornar as suas mensagens mais assertivas.
#2 SEO
Após definir a sua persona, é hora de pensar nas estratégias para conquistar um bom posicionamento nos motores de busca e gerar mais tráfego qualificado para o seu site.
O SEO (Search Engine Optimization) é uma técnica que visa otimizar um site para os motores de busca como o Google.
Ou seja, ele tem como objetivo melhorar a posição do seu site nas buscas organizadas pelos robôs desses motores para determinadas palavras-chave.
Existem diversas técnicas de SEO e elas podem ser divididas em duas grandes categorias: on page e off page.
As técnicas on page são as que fazem parte do seu site, como a otimização das imagens e dos títulos das suas páginas.
Já as técnicas off page são aquelas que estão fora do seu site, como a troca de links e a divulgação nas redes sociais.
Para garantir um bom posicionamento, é importante fazer um mix dessas técnicas e montar uma estratégia bem completa.
Dessa forma, você aumenta as suas chances de conquistar um bom resultado.
Uma dica importante é sempre pensar nas palavras-chave que as suas personas mais utilizam na hora de fazer uma busca.
Assim, você consegue otimizar o seu site para as palavras certas e aumenta as chances de ser encontrado pelo seu público-alvo.
#3 Anúncios pagos
Outra estratégia de marketing digital que pode gerar excelentes resultados é a divulgação por meio de anúncios pagos, também chamada de mídia paga.
Os principais canais para fazer esse tipo de anúncio são o Google e as redes sociais, como o Facebook e o Instagram.
Os anúncios pagos são uma ótima forma de gerar tráfego qualificado para o seu site, afinal, você pode segmentar os seus anúncios para que eles apareçam para as pessoas certas.
Por exemplo, se a sua empresa trabalha com venda e aluguel de imóveis na região da Grande Florianópolis, você pode segmentar os seus anúncios.
Isso para que eles apareçam somente para as pessoas que moram nessa região e que estão interessadas em comprar ou alugar um imóvel.
Você também pode segmentar os seus anúncios com base na idade, no sexo e nos hobbies das suas personas.
Assim, você aumenta as chances de converter os seus anúncios em vendas ou em contratos de aluguel.
Além disso, os anúncios pagos são uma ótima forma de gerar leads qualificados para a sua base.
Você pode criar um anúncio com o objetivo de capturar os dados de contato das pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Por meio dos anúncios, você consegue divulgar a sua marca para um grande número de pessoas e gerar resultados mensuráveis.
#4 Website e blog
Por fim, não podemos deixar de falar sobre o website e o blog da sua empresa.
Esses dois canais são extremamente importantes para a divulgação dos seus produtos e serviços.
O website é a principal ferramenta de divulgação da sua marca na internet, afinal, é ele que vai representar a sua empresa para o mundo digital.
Por isso, é importante que o seu site esteja bem desenvolvido e esteja sempre atualizado.
Além do website, o blog também é um canal muito importante para a sua estratégia de marketing digital.
O blog te dá a oportunidade de gerar conteúdo relevante e atraente para o seu público-alvo.
Por meio do blog, você pode mostrar que a sua empresa é especialista no seu segmento de atuação e conquistar autoridade na internet.
Assim, as pessoas vão ficar mais propensas a contratar os seus serviços.
Além disso, o blog também é uma ótima forma de gerar tráfego qualificado para o seu site.
Por meio das palavras-chave certas, você consegue ranquear as suas páginas nos motores de busca e conquistar um bom posicionamento.
Para finalizar, o blog também é uma boa forma de gerar leads qualificados para a sua base.
Você pode criar conteúdos ricos em informações e oferecer um material gratuito para as pessoas interessadas no seu produto ou serviço.
Com um website e um blog bem desenvolvidos, você consegue conquistar mais visibilidade para a sua marca e gerar resultados mensuráveis para a sua empresa.
E então, o que achou das nossas dicas de marketing digital para a construção civil?
Esperamos que elas sejam úteis para a sua estratégia.
Até a próxima!