Conversão de custo de Mão de Obra com encargos sociais: Horista x Mensalista SINAPI - Gestor de Obras - Tudo sobre Construção Civil
Planilha Cálculo de Acabamentos
10/12/2015
O consumo de energia nas edificações no Brasil
14/12/2015
Mostrar tudo

Conversão de custo de Mão de Obra com encargos sociais: Horista x Mensalista SINAPI

Boa parte dos orçamentistas da construção civil compreendem a importância de uma boa apuração de custos.

Utilizar referências de mercado – ou próprias, é claro – de composições e custos é extremamente necessário para que não haja prejuízo quando da execução de um projeto orçado, a considerar que os principais parâmetros: insumos a serem consumidos e custos associados a eles sejam calculados adequadamente.

O Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) tem gestão compartilhada entre Caixa e IBGE e divulga mensalmente custos e índices da construção civil. E quantos aos insumos do tipo serviço, por padrão, em seu custo já estão incluídos os encargos sociais considerando a jornada de trabalho denominada Horista.

Veja nossa planilha de demonstrativo de cálculos de Leis Sociais.

Mas em algumas situações, há a necessidade de conversão deste custo de horista para mensalista. Mas nem todos sabem como executar esse procedimento. E hoje, aprenderemos como fazer isso.

Antes do cálculo, permita-me incluir uma simples definição da jornada de trabalho do tipo Horista e Mensalista.

Mensalista: Trabalhador com salário mensal, para 30 dias incluídos Domingos e Feriados, normalmente com uma jornada de 44 horas semanais, ou seja, por mais que a suas tarefas sejam sazonais o empregador terá que lhe exigir o cumprimento desta jornada e lhe oferecer no mínimo um salário mínimo mensal.

Horista: Trabalhador com ganho por hora e sendo assim permite que ele tenha uma jornada inferior, 25 horas semanal. Na legislação, CLT, recente foi incluído o Art. 58A “Considera-se trabalho em regime de tempo parcial aquele cuja duração não exceda às 25 horas semanais”.

Agora, podemos iniciar!

Valores retirados do SINAPI, apenas como referência para o exemplo, data-base 10/2015, localidade de SP.

 

Conteúdo disponível para Assinantes Premium.

Clique aqui para acessar.

 

fullbanner-assinatura-premium

Acesse a conteúdos exclusivos do Portal Gestor de Obras por apenas R$ 9,90 ao mês.
Aqui você vai encontrar artigos especiais, ferramentas de gestão e controle de obras e processos da construção, calculadoras de materiais, quantitativos e promoções do Portal e de nossos parceiros.

Assinar

 

Comentários

comentários

Thiago Faravallo Florencio
Thiago Faravallo Florencio
Empreendedor, é CEO do Construon e do Portal Gestor de Obras.