Tracking Anamaco Fev/16 - Varejo Construção Civil - Gestor de Obras - Tudo sobre Construção Civil
Projeto de Norma ISO | Gestão ambiental – Boas práticas para o combate à degradação da terra
18/03/2016
Autocad 8 dicas para realizar um para realizar um projeto arquitetônico
AutoCAD: 8 comandos essenciais para elaborar um projeto de arquitetura
21/03/2016
Mostrar tudo

Tracking Anamaco Fev/16 – Varejo Construção Civil

Sumário Executivo:

Em fevereiro de 2016 o número de lojistas com acréscimo nas vendas ficou estável com relação à janeiro e também comparado ao mesmo período de 2015.

Os resultados diferem por região: as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste apresentaram crescimento em relação a janeiro (18 p.p, 10 p.p. e 4 p.p. respectivamente) enquanto Sul e Sudeste retraíram (-2 p.p. e – 5 p.p.).

As categorias que apresentaram resultados positivos foram cimentos (+4 p.p.), revestimentos cerâmicos e tintas (+ 2 p.p). Louças e metais sanitários, assim como, fechaduras e ferragens apresentaram índices próximos de janeiro (+1 p.p., -1 p.p. e zero p.p. respectivamente). Já telhas de fibrocimento retraíram 6 p.p..

Os lojistas acreditam no início de uma recuperação nas vendas em março. As regiões Centro-Oeste e Nordeste são as mais otimistas, o que as leva a aumentar a intenção de contratar funcionários no próximo mês.

Desde janeiro de 2015 prevalece o pessimismo com relação às expectativas sobre as ações do Governo. Independentemente dessa percepção, cerca de 27% dos lojistas pretendem fazer investimentos nos próximos 12 meses.

Veja o relatório completo.

Comentários

comentários

Thiago Faravallo Florencio
Thiago Faravallo Florencio
Empreendedor, é CEO do Construon e do Portal Gestor de Obras.