Ao unir uma fonte que temos de sobra no Brasil - o sol, ao alumínio, pode-se produzir painéis fotovoltaicos para gerar energia ecologicamente correta.
A energia solar e o alumínio
18/04/2016
Esquadrias em PVC - uma solução sustentável
Esquadrias em PVC: Uma solução sustentável
20/04/2016
Mostrar tudo

Sobre o cimento portland

Cimento Portland é a denominação técnica utilizada mundialmente para o produto conhecido como cimento, que o diferencia de outros tipos como o cimento de aluminato de cálcio, o cimento polímero, o cimento para uso odontológico, o cimento betuminoso etc.

Processo de fabricação do Cimento Portland

Seu processo de fabricação se dá pela mistura homogênea de sulfato de cálcio (gesso) e clínquer, este último obtido a partir da queima de mistura adequada de calcário e argila, em fornos a altas temperaturas (1.500o C) e resfriados bruscamente. Ao receber adições normalizadas como escória de alto forno, cinzas volnates, argilas calcinadas e filler calcário, o cimento se transforma nos cinco tipos básicos existentes no mercado brasileiro: comum, composto, de alto forno, pozolânico e de alta resistência inicial.

Com a adição de água, o produto se torna uma pasta homogênea, capaz de endurecer e conservar sua estrutura, mesmo em contato novamente com a água.

A mistura do cimento com água e outros materiais como pedra, areia e cal possibilita a produção de concretos e argamassas, utilizados na construção de casas, edifícios, pontes, barragens e estradas.

As características e propriedades desses produtos dependem da qualidade e proporções dos materiais que os compõem. O cimento – o mais ativo do ponto de vista químico – é responsável pela transformação da mistura em produto final, como blocos, lajes, vigas, pilares, revestimentos etc.

Este conteúdo é uma reprodução do Portal da ABCP.

 

Sobre a ABCP

A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) é uma entidade sem fins lucrativos que há 80 anos promove estudos sobre o cimento e suas aplicações. Reconhecida nacional e internacionalmente como centro tecnológico de referência em pesquisas sobre o cimento, a ABCP também atua no desenvolvimento de tecnologias sobre o concreto e mantém uma equipe de profissionais graduados à disposição do mercado, para consultoria e suporte a grandes obras da engenharia brasileira. Saiba mais sobre a ABCP navegando no portal www.abcp.org.br.

Redação Gestor de Obras
Redação Gestor de Obras
O grupo GESTOR DE OBRAS CONSTRUON LTDA, empresa de tecnologia especializada em soluções diversas para o mercado da construção civil, dentre elas ferramentas para a produtividade e o desempenho de engenheiros, arquitetos e gerentes de projetos no setor da construção civil. GESTOR DE OBRAS 360 Com quase uma década de experiência e mais de 115 mil usuários alcançados, o Gestor de Obras 360 oferece acesso a dezenas de planilhas especializadas em gestão de projetos e obras, além de materiais detalhados e tutoriais sobre como utilizar as melhores ferramentas do mercado, como Google Workspace, Trello, Notion, joinsecret e muitas outras. PLANILHAS PREMIUM +VIP Tenha acesso a todas as planilhas exclusivas do Portal Gestor de Obras. É um pacote com mais de 10 planilhas que você poderá baixar e ter tudo salvo em seu computador e usar sempre que quiser.