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15/05/2015
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15/07/2015Reza a lenda que a propaganda é a alma do negócio. Se é assim, então a empresa que não investe em propaganda não investe na sua alma, com isso, já está morta. É só uma questão de tempo para perceber isso.
Este é um artigo com 5 preciosas dicas para alavancar o departamento de marketing e ressussitar a sua empresa. Preparado? Vamos lá.
#1 – Comece
Você já deve saber que não adianta ficar sentado esperando os clientes caírem no seu colo. Contar apenas com a equipe comercial para trazer novas contas para a sua empresa está errado, afinal, é muito mais difícil vender um produto/serviço sem força no mercado.
O marketing existe para apoiar o comercial da sua empresa, assim como o comercial apoia o marketing. Ambos devem caminhar juntos.
Se você ainda não faz marketing. Cemece. (Não se preocupe, esta série foi feita para te ajudar com esta tarefa).
#2 – Entenda
Marketing é o conjunto de estratégias criadas para otimizar os lucros. Através de pesquisas e estudos de mercado, o mkt entende as preferências e comportamento do cliente e adequa o produto/serviço às suas necessidades.
São os marketeiros as pessoas responsaveis por entender quem consome seu produto/serviço, onde estão, como se comportam, o que pode ser oferecido para eles, como pode ser oferecido, se há algo que pode ser melhorado (sempre há), o que é esse algo… (e por aí vai)
O departamento de marketing é o responsável por estreitar as relações com os clientes, mantê-los por perto e, como já disse, apoiar o comercial da empresa.
#3 – Comercial x Marketing
A equipe comercial é quem fecha os negócios, cuida das vendas diretamente. É quem vai até o cliente, toma café junto, negocia o que, como e quando será entregue, como vai ser o pagamento, etc…
Enquanto isso, nos bastidores, está a equipe de marketing. Eles fazem a venda indiretamente. É a equipe de marketing quem preparou o terreno para o comercial. Através de muita pesquisa e estudo, o marketing entendeu que aquele cliente gosta de tomar café e negociar olhando no olho; que prefere comprar de empresas que possuem um relacionamento mais estreito e fácil.
Com informações bastante consistentes sobre os clientes, o time comercial faz a sua mágica.
Ambos departamentos caminham juntos, mas são diferentes.
#4 – Publicidade x Marketing
Podem até te confundir, mas não são a mesma coisa.
Publicidade é a difusão de ideias, é tornar algo público, ou seja, é a divulgação dos produtos e serviços. Refere-se à propaganda comercial, são os anúncios das empresas e marcas destinados ao comércio. Seja na televisão, nos jornais, na internet ou outros meios. ref.
O marketing pesquisa, entende e planeja qual ação deve ser feita, como e onde. A publicidade promove esta ação para o público.
#5 – Pratique regularmente
Fazer marketing para sua empresa, é como fazer exercícios para o seu corpo: Se for só de vez em quando, não vai adiantar muita coisa.
Entenda que sua empresa também precisa de uma vida saudável. Entender para atender corretamente o seu cliente, são as premissas necessárias para essa saúde. É isso que o marketing faz.