2016: Planejar e Agir - Gestor de Obras - Tudo sobre Construção Civil
Curso online de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos - Gestor de Obras & AM Cursos
Curso de Leitura e Interpretação de Projetos Arquitetônicos
01/01/2016
Planilha Levantamento de Alvenarias e Fechamentos
01/01/2016
Mostrar tudo

2016: Planejar e Agir

Antes de tudo, feliz ano novo a todos e desejo que todos tenham um ano muito próspero. Após todas as festividades e comemorações da virada do ano, tenho certeza que para muitos também chegam os momentos de reflexão sobre o ano que se passou e sobre os planos para o ano que chega.

Considero incrível a oportunidade que o calendário nos dá todos os anos: o poder da renovação. Mas, isso depende de como cada um aproveita esta oportunidade. Pois vemos pessoas que passa ano e vai ano, sempre continuam na mesma.  Assim como também existem pessoas que agarram esta oportunidade com unhas e dentes e transformam sua realidade. Então, qual o segredo destas pessoas realizadoras?

Primeiramente, acredito que todos nós frequentemente temos ideias para melhorar nossas vidas como guardar dinheiro para a aposentadoria, emagrecer, trocar de carro, comprar uma casa maior, fazer a viagem dos sonhos, empreender, enfim… Até este ponto, todos somos iguais. Então, o que separa os realizadores dos demais?

Basicamente são 2 características essenciais: planejamento e ação.

A primeira é referente ao poder de dividir uma grande meta em ações menores ao longo de um tempo predeterminado. Parece uma tarefa fácil, mas é necessária capacidade de analisar cenários, fatores externos e internos para prever os recursos necessários e fazer uma leitura mais próxima possível da realidade de um futuro.

Uma vez planejado, vem a parte mais difícil. Agir, realizar, fazer acontecer! O poder da ação é essencial aos realizadores. Alguns só devaneiam em suas breves ideias, outros até conseguem transformar ideias em metas e planejar sua execução. Mas, somente alguns conseguem efetivamente realizar o que estava planejado.

O motivo pelo qual é tão difícil alcançar uma meta é que a grande maioria das pessoas desiste antes mesmo de tentarem, o medo de falhar as impedem de começar a agir. Portanto, não tenham medo de falhar! Não se importem com o julgamento dos outros e cuidado com os medrosos, cuidado com as pessoas que não tem coragem de arriscar e, acima de tudo, também desencorajam os outros com receio de que você se dê bem e que elas continuem onde estão.

Então, vamos agir?

Feliz Ano Novo!

Comentários

comentários

Thiago Faravallo Florencio
Thiago Faravallo Florencio
Empreendedor, é CEO do Construon e do Portal Gestor de Obras.