Baixe agora o eBook sobre como captar mais leads e vender mais
01/03/2018Lesões por esforço repetitivo: um panorama da construção civil
08/03/2018Veja o seu perfil de comprador da construção civil e diminua seus custos com estas 4 dicas
Fomos buscar junto a Conaz as “4 melhores dicas para reduzir os custos de uma obra, ainda que o seu volume de compras seja pequeno”, e além disso, um grande bônus: você poderá baixar uma planilha de diagnóstico, e descobrir qual o seu Perfil de Comprador na Construção e entender o que é necessário para melhorar ainda mais seus resultados
> Fazer o teste agora.
Boa leitura!
Independente do tamanho da sua obra, sempre é possível gerar economia comprando bem. Com as urgências do dia-dia e os comuns atrasos nos cronogramas, é normal que a comodidade tome conta de quem está comprando, ou seja, as pesquisas por fornecedores se tornam mais raras e o empenho em cada negociação diminui. Resultado: muitas pessoas estão comprando mal e não sabem.
Discursos como “sempre compro com a empresa X, ele possui bons preços” são recorrentes em quem está na zona de conforto. Estabelecer um ambiente de parceria com fornecedores é saudável, porém deve-se sempre fazer a “manutenção” desta relação, olhando para o mercado lá fora e o que os outros fornecedores podem oferecer.
Portanto, para pagar menos comprando pouco é necessário um pequeno empenho em planejamento e relacionamento com a cadeia de suprimentos:
1. Antecipe suas demandas
Identifique em seu canteiro as próximas etapas executivas (ou fale com quem sabe), liste as futuras aquisições para a obra e evite imprevistos. O planejamento sempre será um aliado para comprar bem.
2. Some mais
Por menor que seja sua obra, busque sempre agregar itens em suas requisições – pedidos maiores resultam em descontos maiores. Muitos fornecedores possuem grandes estoques e podem realizar entregas parceladas, uma boa solução para compras maiores em canteiros com estoque limitado.
3. Pesquise, pesquise, pesquise…
Sempre procure aumentar a sua carteira de fornecedores, hoje o mercado está muito dinâmico para se dar o luxo de trabalhar com poucas empresas. É comum que se deparar com a grande alternância dos preços entre fornecedores para uma mesma compra.
4. Se relacione, negocie!
Seguindo os 3 primeiros passos, você terá uma arma forte para negociar: com tempo hábil, quantidades somadas e o aumento da competitividade entre os fornecedores você poderá trabalhar melhor suas negociações e potencializar suas compras.