Sociedade: #3 dicas para identificar a melhor solução para o seu negócio - Gestor de Obras - Tudo sobre Construção Civil
Planilha Modelo de Diário de Obra
Baixe agora a Planilha Modelo Diário de Obra
30/01/2016
O que é construção sustentável?
13/02/2016
Mostrar tudo

Sociedade: #3 dicas para identificar a melhor solução para o seu negócio

Durante meus 10 anos prestando consultoria a empreendedores, frequentemente me questionavam sobre sociedade. Eram várias perguntas, desde como encontrar ou escolher o sócio ideal até mesmo de como desfazer uma sociedade. Mas, as queixas mais frequentes eram do desequilíbrio no nível de trabalho ou dedicação e, sempre por parte do outro sócio. Nunca atendi algum empresário reclamando de si próprio!

Vamos começar pela relação de sociedade formal regido pelo contrato social. Mas, particularmente, prefiro deixar este assunto para vocês discutirem isso com seu contador. Pois eu gostaria de falar sobre as “entrelinhas” da sociedade, do que geralmente os sócios esquecem ou não discutem durante a fase inicial porque acreditam que a relação só tem a melhorar ao longo do tempo.

Acredito sim que a relação entre sócios podem se encaixar automaticamente. Entretanto, isso não ocorre na maioria das vezes. Portanto, vai a primeira dica.

#1 – Mapeie todas as atividades e processos do negócio

Ao iniciarem uma sociedade, descrevam claramente o máximo de atividades possíveis que cada um vai exercer. Ou seja, não sejam simplistas ou superficiais descrevendo que um sócio vai cuidar do administrativo e do financeiro, e o outro sócio do comercial. Sei que parece difícil prever todas as atividades envolvidas de uma empresa antes mesmo de iniciar as atividades, mas pode acreditar que já vai ser um bom exercício para a integração dos sócios.

#2 – Responda alguns “O quês”

Como segunda dica, na verdade é mais uma pergunta do que dica. Façam uma pergunta entre vocês: “O que pode acontecer de pior na sociedade? O que pode destruir a sociedade? Qual situação pode acontecer e acabar com a sociedade?”. Garanto que isso não é ser pessimista. Fazendo estas perguntas, você e seu sócio vão descobrir quais as fraquezas que cada um tem. Já vi sociedades sendo destruídas por situações de roubo e falta de harmonia entre sócios, assim como já vi muitos casos de término de sociedade por vaidade entre os sócios.

#3 – Seja transparente

Finalmente a terceira e última dica: nunca represem sentimentos ou impressões, ou melhor, conversem sempre e muito! Assim como qualquer relação, o diálogo é imprescindível para manter a harmonia na relação. E esta relação de sociedade é construída ao longo do tempo, não será simplesmente um contrato formal ou informal que manterá a conformidade entre vocês.

Então, está pronto para ter uma sociedade ou prefere galgar este caminho do empreendedorismo sozinho?

Comentários

comentários

Thiago Faravallo Florencio
Thiago Faravallo Florencio
Empreendedor, é Sócio-Diretor e Fundador do Construon e do Portal Gestor de Obras.