Planilha Demonstrativo de Leis Sociais: SINAPI e TCPO
08/02/2019Ebook sobre a construção industrializada: projeto e montagem em Light Steel Framing
09/02/2019Em uma parceria com a JFS Construtora & Incorporadora, produzimos um artigo à respeito da definição, tipos, execução e controle de qualidade de Radiers. Acompanhe na íntegra todas essas informações, e ao fim desta página, baixe um case real de execução de radier e as fichas-modelo de Procedimento de Serviços e Ficha de Verificação de Serviços. Boa leitura!
O que é um Radier?
Conforme o artigo da Escola Engenharia o “Radier é um tipo de fundação rasa que se assemelha a uma placa ou laje de concreto armado em contato direto com o terreno que abrange toda a área da construção e que recebe as cargas oriundas dos pilares e paredes da superestrutura e descarregam sobre uma grande área do solo.
O radier é executado em obras de fundação quando a área das sapatas ocuparem cerca de 70 % da área coberta pela construção ou quando se deseja reduzir ao máximo os recalques diferenciais. E apresenta vantagens como baixo custo e rapidez na execução além de redução de mão de obra comparada a outros tipos de fundação superficiais ou rasas.”
Quais os tipos de Radier?
Radier protendido
Na edição 185, de junho de 2012, a revista téchne, explicou com todos os detalhes:
O radier protendido é feito com armadura ativa, um aço de alta resistência utilizado para protender o concreto, normalmente constituído por uma cordoalha engraxada e plastificada formada por sete fios.
A fôrma da borda do radier deverá ser posicionada no nível do terreno onde o serviço será executado. Deverá estar devidamente fixada, de forma que não saia do local correto na hora da concretagem, e suficientemente estruturada para suportar a fixação das ancoragens da protensão.
F1- Ancoragem fixada na fôrma | F2- Instalações e cordoalhas |
Para este tipo de cordoalha, são utilizadas ancoragens e cunhas para a protensão do radier. As armaduras passivas são dimensionadas pelo engenheiro projetista, assim como as armaduras de fretagem necessárias para protensão. O formato do radier é garantido pelas fôrmas de borda, confeccionadas em madeira ou pré-fabricadas em aço.
A utilização do radier protendido reduz o tempo de execução da obra, a mão de obra e o custo em até 30% comparado com outros sistemas de fundações.
Radiers protendidos têm sido empregados também em edificações mais altas, às vezes com até 14 pavimentos.
Radier armado
Radiers de concreto armado, feito com armaduras passivas, geralmente são utilizados para a construção de casas ou edifícios baixos, com no máximo quatro ou cinco pavimentos.
F3- Instalações e armação.
Para a execução do radier é preciso considerar:
- A locação de pontos de energia, água e esgoto antes da concretagem.
- – 15 Cm de altura -Evita umidade do solo ou infiltração de água na construção.
- – 5% de inclinação-Possibilita o escoamento da água nas calçadas ao redor da construção, garagens e terraços.
- – Camada de brita de 7 cm nivela o terreno e evita o contato da armação com o solo, sobre ela, coloca-se uma lona plástica, que ajuda na impermeabilização e não deixa que a nata do concreto fresco desça para a brita.
- – A resistência aos esforços de compreensão do concreto de 25 MPa para radier armado
Radiers estaqueados
Tipo de fundação mista composta por dois elementos: um horizontal (o radier) e outro vertical (as estacas). A transferência das cargas estruturais ao solo se faz por três formas: pela base do elemento horizontal como nas fundações rasas e também ao longo do fuste e da ponta do elemento vertical como em fundações profundas.
Situações onde a opção do radier estaqueado é adequada:
1). Quando o solo é muito ruim, e tem baixíssima capacidade de suporte, a laje transfere a carga para as estacas.
2). Casos de edifícios altos onde as cargas nas fundações são elevadas, e com isso o diâmetro das estacas é grande. Consequentemente, o tamanho dos blocos também. Assim avalia-se a área total dos blocos pela área de projeção do edifício. Se esse valor for maior que 50%, não é recomendado fazer blocos isolados e sim um radier estaqueado. [ref]
VANTAGENS DA FUNDAÇÃO EM RADIER (levantamento clube do concreto, 2014)
- Custo: redução de custos que chegam à 30%, em comparação aos outros sistemas de fundação;
- Agilidade: Maior velocidade na execução;
- Praticidade: redução na mão de obra;
- Menos serviço: elimina parte da escavação; elimina baldrame; pode eliminar praticamente o contrapiso.
- Baixo custo em relação a sapatas corridas;
- Tempo total da execução de fundações é bem reduzido;
- Satisfação: Posicionamento das paredes a critério do cliente, pois após a construção da laje, as paredes de alvenaria ou não podem ser erguidas em qualquer lugar sobre a laje, se elimina assim escavações, contra piso e etc.
- Ideal para utilização de sistemas estruturais leves (alvenaria estrutural, steel frame).
COMO EXECUTAR O RADIER – 16 PASSOS
1 Passo – marcar as cotas de nivelamento;
2 Passo – se necessário, realizar o nivelamento do terreno;
3 Passo – assim feito o nivelamento, é realizada a compactação do terreno com o rolo compressor. Para analisar se o solo possui 95% de compactação, nesse passo é realizada a extração do solo onde o rolo compressor mais afundou para o laboratório analisar;
4 Passo – conferir o nível após a compactação;
5 Passo – abrir vala em todo o perímetro do radier;
6 Passo – abrir valas para passagem de tubulações hidráulicas;
7 Passo – inserir as formas nas valas para delimitar o radier;
8 Passo – fazer o alinhamento em vários pontos do perímetro do radier, com utilização do gabarito e do prumo de face;
9 Passo – após o alinhamento, fazer o nivelamento da forma e, se necessário, utilizar calços para nivelar. Para conferir, usar o nível laser;
10 Passo – lançar em toda a área do radier um lastro de brita de 7 cm, evitando assim o contato entre a armação e o solo;
11 Passo – nas tubulações de hidráulica, ao invés de brita, usar cimento misturado com areia;
12 Passo – então, nesse passo você lança brita com terra nas tubulações;
13 Passo – após o lastro de brita, lançar uma lona em toda a área do radier para ajudar na impermeabilização;
14 Passo – para fixar a armação, utilizar caranguejos metálicos que ajudam a fixar armadura e mantém o distanciamento entre o solo;
15 Passo – antes de concretar, tampar e fixar as tubulações de hidráulica;
16 Passo – lançar, espalhar e nivelar o concreto para finalizar o radier
Retirado de Engenharia Minuto >> www.engenhariaminuto.com/16-passos-para-executar-fundacao-em-radier/
COMO FAZER O CONTROLE DA QUALIDADE:
Conhecendo a sequência de ações para execução do radier, deve se definir o padrão de procedimentos. Como por exemplo quais serão os materiais e equipamentos necessários na execução, como deverá ser executado passo –a-passo e como deverá ser avaliado.
Estes padrões podem ser registrados como Procedimentos de Serviços e irão integrar ao sistema da qualidade. Assim, a avaliação da execução do radier pode ocorrer através da verificação dos serviços executados.
A verificação dos serviços executados pode ser registrada em uma Ficha padrão (Ficha de Verificação de Serviço) na qual reúne técnicas para a verificação dos serviços, e possibilitarão o acompanhamento e avaliação dos serviços.
As ações acima relacionadas são ferramentas de grande valia no auxílio do controle da qualidade dos serviços executados.
Para baixar gratuitamente os modelos de Procedimentos de Serviços e Ficha de Verificação de Serviço, clique aqui.
Se você quiser ver um case real de execução de um Radier, baixe este pdf, clicando aqui.
Baixar o case e as fichas agora!