Do limão à limonada
04/09/2015Prazo da obra: Previsto x Realizado
05/09/2015Muitos empresários e gestores acordam cedo na segunda-feira e logo iniciam suas jornadas, começando com as suas obrigações em casa, com a família e em seguida sua longa caminhada empresarial.
Na empresa, começa a realizar o planejamento e pensar em tudo que tem que ser feito durante aquela semana.
Então isso significa que o melhor dia para conquistar um cliente é segunda-feira?
Veremos isso mais pra frente.
Na terça-feira, o gestor começa a colocar em prática o que planejou na segunda, portanto nesse dia geralmente ele está focado em realizar suas tarefas. Certamente nesse momento ele irá tomar muitas decisões como por exemplo alguma reunião com os funcionários, conversar com o contador, visitar o gerente de banco, conversar com fornecedores e afins.
Na quarta-feira, a semana já está encaminhada e as coisas acontecendo. O gestor investe seu tempo na execução das tarefas planejadas. Nesse momento o empreendedor está com algum tempo livre, então pode ser uma ótima alternativa agendar reuniões com potenciais clientes.
Quinta-feira, volta a correria para iniciar o fechamento da semana, portanto toda a atenção do Gestor está direcionada à resolução de problemas.
Mais uma vez um momento importante de tomada de decisão, inclusive de compra e contratação de algum produto ou serviço, portanto fique muito atento nesse dia.
Ufa, chegou a sexta-feira, geralmente passa muito rápido e ainda tem muita coisa para fazer. Mas também, o final de semana está à porta, com ele toda a motivação do mundo e com certeza as pessoas motivadas são mais receptivas e podem realizar grandes negócios!
Então, se na segunda-feira é o dia em que as empresas estão planejando a sua semana, por que não enviar um email, uma proposta ou ligar para marcar uma agenda?
Se na terça-feira, o gestor está focado em realização, pode ser que a sua ligação sobre uma apresentação ou proposta chegue na hora certa, faça um teste.
Percebemos que na quarta-feira os gestores estão com o tempo ligeiramente mais livre, portanto aproveite e faça um contato.
Na quinta , todo mundo está atrás de resolver os problemas da semana, você ou o seu serviço podem ser a solução.
Com o bom astral e a motivação da sexta-feira, convide seu cliente para um café ou happy-hour, ligue ou mande um email ou mensagem, vale a pena.
Resumindo, já conversei com muitos gestores que têm muita dificuldade em conquistar novos clientes.
Quando pergunto quantos clientes ele buscou na semana passada a resposta sempre é a mesma: “Não da tempo, tive vários problemas semana passada, estava na correria”.
Portanto, saiba que o melhor dia para conquistar um novo cliente é aquele dia que você faz algo pra que isso aconteça. E como demonstrei acima, isso pode ser feito todos os dias da semana por qualquer gestor empreendedor.
A dica é inserir a captação de clientes na rotina e não simplesmente quando der tempo.
Defina dias da semana onde você irá colocar “mais energia” na captação de clientes e faça isso.
Tenho certeza que terá mais sucesso.