6 dicas de excel para um cronograma de obras eficiente
6 dicas de excel para um cronograma de obras eficiente
25/03/2023
Como criar um planejamento estratégico para a gestão de obras
Como criar um planejamento estratégico para a gestão de obras
22/04/2023
Mostrar tudo

Por que um gerenciamento eficaz de obras é essencial para o sucesso do seu projeto

Por que um gerenciamento eficaz de obras é essencial para o sucesso do seu projeto

Por que um gerenciamento eficaz de obras é essencial para o sucesso do seu projeto

O gerenciamento de obras é um dos processos mais importantes para garantir a qualidade de um projeto.

De fato, por tratar de todos os assuntos relacionados à construção, a gestão cuida até mesmo dos mínimos detalhes, permitindo um bom fluxo de trabalho e economia de recursos.

Neste conteúdo, vamos nos aprofundar no gerenciamento de obras. Continue lendo!

Principais efeitos de uma má gestão de obras

Como foi dito, a gestão cuida de todas as etapas e detalhes do projeto, por isso tem tanto peso na qualidade final da obra.

Antes de mais nada, vale lembrar que qualquer obra é composta de duas frentes: a chamada física, que acompanha o desenvolvimento do projeto; e a financeira, que cuida dos custos e despesas. Por isso, os gestores trabalham com cronograma físico-financeiro.

Assim sendo, uma má gestão de obras sempre trará os seguintes efeitos:

Etapas atrasadas

O primeiro indício de má gestão de obra são as etapas atrasadas, que culminam em acumulação de trabalho.

Em geral, as etapas tendem a atrasar por causa de eventos inesperados, que deveriam ter sido mapeados durante o planejamento do projeto — o qual também faz parte da gestão.

Custos elevados

Sempre que há atraso, há custo. De fato, os trabalhadores costumam cobrar por hora trabalhada e não pela entrega das etapas da obra.

Dessa forma, se uma etapa atrasou um mês, os funcionários irão trabalhar mais um mês para cumprir essa etapa, causando aumento de custos. 

Isso sem contar o aluguel de equipamentos, uma prática bastante comum na construção.

Orçamentos fantasiosos

Todo cliente pede um orçamento antes de iniciar uma obra. Para ele, não há nada mais frustrante do que ver o orçamento aumentar, ao passo que seu pedido recebe adiamentos sem fim.

Uma má gestão de obra sempre traz orçamentos fantasiosos porque raramente consegue mapear todos os custos envolvidos no projeto — o que causa muita dor de cabeça para o cliente.

Expectativas não atendidas

Se a obra tiver prazo para ficar pronta, e este for inflexível, os atrasos e custos extras naturalmente diminuirão a qualidade e a eficiência do trabalho, e, junto à frustração, temos as expectativas não atendidas.

Assim, rapidamente a marca da construtora perde prestígio no mercado, diminuindo sua participação nos projetos.

Necessidade de refazer etapas

Por fim, muitos contratos especificam que, em caso de não cumprimento das expectativas, fica à cargo da construtora arcar com os custos adicionais.

Uma má gestão pode facilmente levar a refazer etapas inteiras, ou então à necessidade de reconstruir o projeto por completo.

Boas práticas na gestão de obras

Uma das melhores formas de ter uma gestão de obras eficiente é trabalhar com ferramentas organizacionais, como o Excel.

Com essa ferramenta, você consegue manter o controle sobre todos os processos executados na obra, assim como saber o orçamento de cada etapa e o cronograma previsto para elas.

Não sabe como montar esses cronogramas no Excel? Temos diversas planilhas prontas em nosso site.

Aproveite para fazer o download gratuitamente!

Redação Gestor de Obras
Redação Gestor de Obras
O grupo GESTOR DE OBRAS CONSTRUON LTDA, empresa de tecnologia especializada em soluções diversas para o mercado da construção civil, dentre elas ferramentas para a produtividade e o desempenho de engenheiros, arquitetos e gerentes de projetos no setor da construção civil. GESTOR DE OBRAS 360 Com quase uma década de experiência e mais de 115 mil usuários alcançados, o Gestor de Obras 360 oferece acesso a dezenas de planilhas especializadas em gestão de projetos e obras, além de materiais detalhados e tutoriais sobre como utilizar as melhores ferramentas do mercado, como Google Workspace, Trello, Notion, joinsecret e muitas outras. PLANILHAS PREMIUM +VIP Tenha acesso a todas as planilhas exclusivas do Portal Gestor de Obras. É um pacote com mais de 10 planilhas que você poderá baixar e ter tudo salvo em seu computador e usar sempre que quiser.