Por que o drywall é o melhor sistema construtivo para hospitais
29/03/2019Construção a seco: uma visão geral sobre esse “assunto”
17/08/2019O curso pode ajudar a evitar acidentes de trabalho e suas consequências materiais e humanas. O curso pode ajudar a evitar acidentes de trabalho e suas consequências materiais e humanas
É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre segurança do trabalho, seja em sua empresa, em conversas com amigos ou na internet, e entender o assunto a fundo é um diferencial importante para o mercado de trabalho e também para sua proteção.
Tais conhecimentos são muito versáteis e podem ser conhecidos por todos os profissionais, tanto os que atuam diretamente no setor quanto os colaboradores de outras áreas, que podem aplicá-los em seu dia a dia para ter uma rotina de trabalho segura para si próprio, seus colegas e também o ambiente.
Vamos entender este conceito e porque sua importância é tão grande para as empresas e seus colaboradores.
O que é segurança do trabalho?
É o conjunto de medidas, técnicas e práticas adotadas com o objetivo de minimizar a chance de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, além de ajudar a proteger a saúde e a capacidade produtiva dos colaboradores.
Além disso, o termo também define o departamento que tem a responsabilidade de criar iniciativas e procedimentos a serem seguidos pelos demais colaboradores para reduzir as chances de acidentes, doenças e problemas de segurança no ambiente de trabalho.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no Brasil, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho, os quais são responsáveis por aproximadamente 4 mil mortes por ano, o que corresponde a quase 11 mortes por dia.
Essa é uma estatística que precisa ser melhorada, e a melhor alternativa para conseguir obter esse resultado é aprender as técnicas e práticas relativas à segurança do trabalho. Alguns dos tópicos abordados por ela são os seguintes:
- Introdução à segurança;
- Prevenção e controle de riscos em máquinas;
- Psicologia na engenharia de segurança;
- Comunicação e treinamento;
- O ambiente e as doenças do trabalho;
- Higiene do trabalho;
- Legislação;
- Normas técnicas;
- Perícias;
- Ergonomia e iluminação;
- Responsabilidade civil e criminal;
- Proteção do meio ambiente;
- Proteção contra incêndios e explosões.
Basicamente, tudo o que está relacionado à segurança no ambiente de trabalho, tanto do próprio colaborador quanto dos demais, está englobado neste amplo conceito.
Quais são as normas de segurança do trabalho?
O Brasil conta com uma Legislação de Segurança completa, a qual é composta por Normas Regulamentadoras (NRs), leis complementares e convenções internacionais criadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) e adotadas pelo país.
Até mesmo quem não tem profundos conhecimentos sobre o assunto já deve ter ouvido falar de termos como NR 10 e NR 35, por exemplo. As normas regulamentadoras de segurança do trabalho mais conhecidas são as seguintes, com seus respectivos assuntos:
- NR 4 – SESMT: estabelece a obrigatoriedade de organização e manutenção do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), cujo objetivo é o de ter um ambiente saudável e seguro para a integridade física dos colaboradores.
- NR 5 – CIPA: traz a obrigatoriedade de estabelecer e manter uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), constituída por colaboradores que terão o compromisso de cuidar da saúde e da segurança do trabalho nos ambientes profissionais.
- NR 6 – EPIs: trata da necessidade de usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos serviços considerados como sendo de risco. É importante ressaltar que a obrigatoriedade de fornecimento dos EPIs é da empresa.
- NR 7 – PCMSO: aborda a obrigatoriedade de implementar um Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o intuito de proteger a saúde do colaborador através da prevenção e identificação prévia de riscos relacionados às suas atividades.
- NR 9 – PPRA: aborda a necessidade da elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), documento responsável por descrever agentes físicos, químicos e biológicos do espaço de trabalho.
- NR 10 – Segurança em instalações e serviços em eletricidade: traz os requisitos e condições mínimas para implementar medidas de controle e sistemas preventivos para proteger a saúde e segurança dos profissionais que trabalham com instalações elétricas e serviços que envolvam eletricidade.
- NR 26 – Sinalização e segurança: define o padrão de cores utilizado para a sinalização de segurança, a qual tem como objetivo indicar riscos em potencial para a saúde dos colaboradores.
- NR 33 – Espaços confinados: aborda os requisitos mínimos para definir um ambiente como espaço confinado e traz as medidas de segurança que devem ser aplicadas para a realização de atividades profissionais nesses locais.
- NR 35 – Trabalho em altura: traz os requisitos mínimos e medidas de segurança para trabalho em altura, a qual aborda o planejamento, a organização e a execução de tais procedimentos para que os trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com as atividades tenham sua saúde e segurança garantidas.
Por que fazer um curso de segurança do trabalho?
Para ter noções gerais a respeito do assunto e, assim, ter condições de trabalhar da maneira mais segura possível, tanto para o próprio colaborador quanto para o restante da equipe.
Por ser um assunto bastante versátil e que se aplica às mais variadas profissões, quem faz um curso de segurança do trabalho tem melhores chances no mercado para novas colocações e também para promoções na empresa atual.
Também é possível atuar diretamente na área como técnico e tecnólogo em segurança do trabalho, e os cursos profissionalizantes podem servir como uma introdução ao assunto para quem estiver interessado em seguir essa carreira.
O curso aborda os conceitos iniciais de segurança do trabalho, a parte de legislação, os riscos ambientais e os principais programas de prevenção, de modo que os alunos conheçam os assuntos mais importantes e estejam aptos a aplicá-los em seu ambiente profissional.
Como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar, e ser um conhecedor de segurança do trabalho é benéfico para o funcionário, a família, o empregador, a equipe e a sociedade como um todo.
Além de todos esses benefícios, as aulas podem ser feitas a distância, o que permite ao colaborador encontrar os melhores dias e horários para estudar, de modo a não prejudicar suas outras atividades cotidianas.
Se você quer se destacar no mercado e trabalhar em um ambiente protegido para você, as outras pessoas e o ambiente, invista em cursos online de segurança do trabalho e torne-se um profissional ainda mais completo e capacitado!
Aproveite também para baixar a nossa planilha de indicadores de saúde e segurança do trabalho.
Planilha de Indicadores de Saúde e Segurança do trabalho:
SOBRE A FERRAMENTA: Painel de Indicadores de Saúde e Segurança do Trabalho Fit, que permite o profissional acompanhar a evolução de performance de seus canteiros de obras e também de sua empresa. Trata-se de uma planilha de fácil manuseio, de simples atualização e demonstração instantânea dos principais indicadores da área a partir de tabelas e gráficos.
Baixar a planilha agora!