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23/10/2015Quando pergunto aos empresários que atendo se possuem metas de vendas mensais, a maioria me responde o seguinte: “Sim, tenho metas, quanto mais melhor”. Mas, em termos financeiros e comerciais, esta resposta não basta. O gestor precisa saber qual o faturamento mínimo que o negócio precisa ter mensalmente para cobrir todos os gastos da empresa. Este valor é denominado de “ponto de equilíbrio”.
Este indicador pode ser definido em quantidade de vendas, mas geralmente é dado em valor de faturamento. Ou seja, o gestor precisa saber exatamente quantos reais precisa vender para conseguir cobrir todos os gastos fixos, os custos e as despesas variáveis de sua empresa. Do contrário, terminará o mês no vermelho.
Comumente, vejo empresários fazendo o cálculo do ponto de equilíbrio de forma errada, pois consideram somente os gastos fixos. Nestes casos, eles acreditam que quando as vendas se igualam aos gastos fixos já atingiram o ponto de equilíbrio. Porém, para o cálculo ser correto é necessário considerar que quanto mais se vende, maiores são também os custos e despesas variáveis. Portanto, para que o empresário calcule esse indicador de forma correta, deve conseguir igualar as receitas à soma dos gastos fixos, despesas e custos variáveis.
Você está disposto a fazer os cálculos e descobrir qual é o ponto de equilíbrio do seu negócio? A recomendação é para que, primeiramente, levante quais são os gastos fixos de sua empresa, ou seja, aqueles que não variam em função das vendas. Fazem parte deste grupo gastos como aluguel, água, luz, contador, Internet, limpeza, segurança, mensalidade de banco, entre outros.
Em seguida, levante quais são as despesas variáveis, ou seja, aquelas que variam de acordo com as vendas. Estão compreendidos neste grupo os impostos, as taxas de cartões, comissões e fretes. E, por último, é necessário identificar quais custos fazem parte do produto ou serviço vendido – geralmente são os custos da própria mercadoria ou material utilizado, e da mão de obra utilizada para prestação de determinados serviços.
De posse destas informações, certamente será possível calcular com mais precisão o valor do ponto de equilíbrio do seu negócio. Desta maneira, você terá condições de estabelecer metas de vendas diárias, semanais e mensais de forma mais clara. Será possível trabalhar com números concretos e não simplesmente com base em estimativas; o que facilitará a tomada de decisões por parte do empresário.