Engenharia de segurança: Missão sem fim
13/09/2015Gestão Otimizada de Insumos nos Canteiros de Obras = Maiores Resultados
24/09/2015Quanto custa conseguir um novo cliente? Pesquisas demonstram que são muito mais baratas as técnicas e ferramentas estratégicas para MANTER clientes, do que as utilizadas para captação de novos clientes no mercado.
Para darmos o pontá pé inicial em nosso estudo, por favor, veja se você pode responder às 4 perguntas abaixo:
1 O que você faz para que o cliente continue contratando os serviços de sua empresa?
2 O que você faz para que um cliente indique sua empresa?
3 Quanto é investido para manter clientes, hoje, em sua empresa?
4 Como esse retorno está sendo avaliado? Está valendo a pena? não? Quais os feedbacks?
Viu só? Não é nada fácil se colocar no lugar do cliente e ‘pensar fora da caixa’.
Então, esta é a hora de iniciar a prática de MANUTENÇÃO de clientes.
- Clientes fieis indicam novos clientes.
- Clientes fieis colaboram com críticas e sugestões.
- Atender clientes fieis é muito mais agradável.
- O ticket médio do cliente fiel é mais alto do que o das pessoas que frequentam seu estabelecimento apenas uma vez.
- Não são necessários investimentos absurdos para mantê-lo.
- Uma carteira de clientes fieis valoriza a empresa.
- Clientes fieis compram em qualquer ocasião e com mais frequência.
- Clientes fieis compram por diversos canais como loja física, internet, telefone, filiais, etc.
Antigamente, quando a tecnologia ainda não havia sido popularizada, empresários utilizavam de seus poucos recursos para aplicar estratégias de marketing e fidelização de sua carteira de clientes.
Era muito comum eles anotarem em um caderno os nomes e contato dos compradores. Os mais dedicados, separavam por meio de cores o perfil destes clientes:
- Verde: bom cliente, paga em dia e compra com frequência.
- Amarelo: compra de vez em quando.
- Vermelho: mal pagador ou raramente aparece.
Hoje em dia, as soluções vão muito além destas acima apresentadas porém, o início de qualquer estratégia de fidelização ainda é o CADASTRO DE CLIENTES. Veja algumas possibilidades:
- Envie mensagens por SMS, correspondência, redes sociais ou e-mail para homenagear em seu aniversário e em datas comemorativas.
- Faça promoções fechadas e exclusivas, pois você já conhece suas preferências.
- Você já sabe o que seu cliente comprou, então ofereça produtos complementares.
- Cartão de cliente especial, com melhores formas de pagamento, descontos, acumulo de bônus ou pontos.
- Amigo indica amigo e ganha desconto.
E agora?! Ficou mais fácil responder às 4 questões iniciais?