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Manutenção de clientes, sua empresa faz isso?

Quanto custa conseguir um novo cliente? Pesquisas demonstram que são muito mais baratas as técnicas e ferramentas estratégicas para MANTER clientes, do que as utilizadas para captação de novos clientes no mercado.

Para darmos o pontá pé inicial em nosso estudo, por favor, veja se você pode responder às 4 perguntas abaixo:

1         O que você faz para que o cliente continue contratando os serviços de sua empresa?

2         O que você faz para que um cliente indique sua empresa?

3         Quanto é investido para manter clientes, hoje, em sua empresa?

4         Como esse retorno está sendo avaliado? Está valendo a pena? não? Quais os feedbacks?

Viu só? Não é nada fácil se colocar no lugar do cliente e ‘pensar fora da caixa’.

Então, esta é a hora de iniciar a prática de MANUTENÇÃO de clientes.

  • Clientes fieis indicam novos clientes.
  • Clientes fieis colaboram com críticas e sugestões.
  • Atender clientes fieis é muito mais agradável.
  • O ticket médio do cliente fiel é mais alto do que o das pessoas que frequentam seu estabelecimento apenas uma vez.
  • Não são necessários investimentos absurdos para mantê-lo.
  • Uma carteira de clientes fieis valoriza a empresa.
  • Clientes fieis compram em qualquer ocasião e com mais frequência.
  • Clientes fieis compram por diversos canais como loja física, internet, telefone, filiais, etc.

Antigamente, quando a tecnologia ainda não havia sido popularizada, empresários utilizavam de seus poucos recursos para aplicar estratégias de marketing e fidelização de sua carteira de clientes.

Era muito comum eles anotarem em um caderno os nomes e contato dos compradores. Os mais dedicados, separavam por meio de cores o perfil destes clientes:

  • Verde: bom cliente, paga em dia e compra com frequência.
  • Amarelo: compra de vez em quando.
  • Vermelho: mal pagador ou raramente aparece.

Hoje em dia, as soluções vão muito além destas acima apresentadas porém, o início de qualquer estratégia de fidelização ainda é o CADASTRO DE CLIENTES. Veja algumas possibilidades:

  • Envie mensagens por SMS, correspondência, redes sociais ou e-mail para homenagear em seu aniversário e em datas comemorativas.
  • Faça promoções fechadas e exclusivas, pois você já conhece suas preferências.
  • Você já sabe o que seu cliente comprou, então ofereça produtos complementares.
  • Cartão de cliente especial, com melhores formas de pagamento, descontos, acumulo de bônus ou pontos.
  • Amigo indica amigo e ganha desconto.

E agora?! Ficou mais fácil responder às 4 questões iniciais?

Claudio Augusto
Claudio Augusto
Entrepreneur, MBA em Gestão de Marketing, Diretor de Marketing da Cromarca e Co-Fundador Ongstore. Foi consultor do Sebrae durante 10 anos.