Manutenção de clientes, sua empresa faz isso?
19/09/2015Pagamento de 13º Salário e o Final de Ano
29/09/2015Um ponto muito importante no cronograma e no custo final de uma obra, é a eficiência no uso dos insumos e o armazenamento e manuseio dos mesmos que são de extrema importância nessa cadeia.
Um canteiro organizado, limpo, e com áreas reservadas para a estocagem dos materiais, preferencialmente separados por demanda de uso, fragilidade, devidamente acondicionados (pallets, lonas, caixas, etc), certamente trará ao empreendimento um valor não muito percebido e investido, que é – “apenas” – a garantia do andamento do cronograma, sem grandes paradas, atrasos, retrabalhos.
Na maioria dos canteiros de obras, percebe-se um volume de materiais desperdiçados (custos diretos), por má estocagem ou manuseio incorreto, ou sem as ferramentas ideais para o trabalho.
Uma vantagem competitiva em tempo e custo, é o aproveitamento total dos insumos, conforme eles foram criados e fornecidos, sem que essa perda (desperdício) que hoje já é considerada no orçamento, seja vista como um fato que não possa ser eliminado.
O uso sustentável dos insumos além de “estar na moda“, é um caminho sem volta e já é visto culturalmente, e comercialmente como uma necessidade urgente.
Existem vários selos de qualificação, em que entre todas as exigências e monitoramento, o uso e estocagem dos insumos em obra tem peso alto nessa certificação.
Ex .: Certificação LEED.
Veja mais em nosso artigo sobre o tema.
Para um controle eficiente, ferramentas de qualidade, não necessariamente complexas deverão acompanhar esse trabalho.
Certamente em nenhuma fase da obra, você precisará abortar alguma tarefa por falta de material e também seu custo, antecipadamente previsto, não sofrerá distorções que comprometam a lucratividade do empreendimento.
Uso eficiente dos Insumos + desperdícios eliminados + obra organizada e limpa + uso de ferramentas de monitoramento = Maiores Resultados.