Engeform, Temon e Grupo GPS se unem para incentivar construtechs - Gestor de Obras - Tudo sobre Construção Civil
Baixe agora o primeiro eBook sobre Pré-Fabricados de Concreto do Brasil
13/05/2018
Trevo Drywall conquista certificação ABNT
Trevo Drywall conquista certificação ABNT
16/06/2018
Mostrar tudo

Engeform, Temon e Grupo GPS se unem para incentivar construtechs

O OKARA Hub abriu edital para as startups da construção no Dia Mundial da Inovação e Tecnologia

Com o cenário econômico dando sinais de recuperação, a manutenção da taxa básica de juros (Selic) em baixos níveis, mas um ambiente de mercado carente de investimentos em novas ideias, as empresas Engeform, Temon e o Grupo GPS, do setor da construção civil, enxergaram no momento uma oportunidade para apostar no novo ao criar o OKARA Hub. Localizada em São Paulo, a iniciativa nasceu para fomentar o ecossistema de inovação na engenharia, construção civil e mercado imobiliário. A atuação será por meio de ações colaborativas, baseadas nos conceitos de Equity Free e Open Innovation, que permitem que as empresas apoiadas recebam recursos e tenham um trânsito mais eficiente de tecnologias para o desenvolvimento de importantes projetos.

 

Para começar, o hub abriu edital de seleção de startups nesse sábado, 21 de abril, data que celebra o Dia Mundial da Inovação e Tecnologia. As inscrições podem ser feitas pelo site www.okarahub.com.br até 21 de maio, quando serão escolhidas até 12 propostas para serem aceleradas a partir do segundo semestre deste ano. Podem participar as chamadas construtechs, entidades que criam soluções revolucionárias para a cadeia da construção e mercado imobiliário.

 

Além de workshops, palestras e mentorias com executivos das empresas que compõem o OKARA Hub, os selecionados contarão com a rede de mais de 400 mentores ativos da NXTP.Labs, gestora de venture capital que já impulsionou 400 empreendimentos em toda América Latina, e será responsável pelas operações do programa. As startups selecionadas também receberão o equivalente a R$ 98 mil em tecnologias, serviços profissionais e tração de mercado, o chamado ‘smart money’, que não incorre em participação societária, para fortalecer a premissa de Open Innovation.

 

A ação ainda abre possibilidades para a realização de negócios com as empresas que fazem parte do hub, que juntas tiveram um faturamento de R$ 3,43 bilhões, em 2017. “Esperamos das startups um olhar novo sobre o nosso trabalho diário para que, juntos, possamos aprimorá-lo. Elas podem oxigenar a cultura da empresa com referências externas, ideias disruptivas e inovadoras, o que é um pressuposto básico para qualquer organização que queira se manter e crescer no mercado”, aposta André Abucham, CEO da Engeform. Premissa reforçada pelo vice-presidente da Temon, Gabriel Treger: “É importante nos aproximarmos das novas gerações em um processo que integra e transforma”, complementa.

 

Renovação para o crescimento de mercado

Responsável por uma fatia mais que expressiva de 5,2% do PIB brasileiro, o mercado da construção civil vem se recuperando gradualmente, mas demanda por transformações. O setor encerrou 2017 com 44,9 pontos, dentro do índice divulgado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o que significa que caiu 1,9 ponto entre os meses de novembro e dezembro. O resultado mantém a indústria abaixo da linha divisória de 50 pontos, na escala que vai até 100, e que, a partir dos 50, aponta para crescimento do segmento.

 

Mesmo assim, as perspectivas são otimistas, dado que houve um aumento considerável na comparação com 2016, quando o índice foi fechado em 37,9 pontos, sete a menos que o atual. “O OKARA Hub chega para agregar inovação ao setor, com um programa qualificado e pioneiro no segmento de engenharia, desenvolvimento imobiliário e construção civil. Investir continuamente em soluções inéditas tornou-se uma necessidade pra quem quer ser uma referência no mercado de serviços”, analisa Ricardo Freire, Diretor de Negócios da Engenharia do Grupo GPS.

Informações completas? Acesse agora a apresentação completa do programa:

APRESENTAÇÃO OKARA

Comentários

comentários

Thiago Faravallo Florencio
Thiago Faravallo Florencio
Empreendedor, é CEO do Construon e do Portal Gestor de Obras.