Construção à Seco – Paredes em Drywall
12/08/2015Tecnologia – Macrofibra sintética estrutural para concreto
12/08/2015LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações.
Benefícios da certificação são:
Econômicos
Diminuição dos custos operacionais
Diminuição dos riscos regulatórios
Valorização do imóvel para revenda ou arrendamento
Aumento na velocidade de ocupação
Aumento da retenção
Modernização e menor obsolescência da edificação
Sociais
Melhora na segurança e priorização da saúde dos trabalhadores e ocupantes
Inclusão social e aumento do senso de comunidade
Capacitação profissional
Conscientização de trabalhadores e usuários
Aumento da produtividade do funcionário; melhora na recuperação de pacientes (em Hospitais); melhora no desempenho de alunos (em Escolas); aumento no ímpeto de compra de consumidores (em Comércios).
Incentivo a fornecedores com maiores responsabilidades socioambientais
Aumento da satisfação e bem estar dos usuários
Estímulo a políticas públicas de fomento a Construção Sustentável
Ambientais
Uso racional e redução da extração dos recursos naturais
Redução do consumo de água e energia
Implantação consciente e ordenada
Mitigação dos efeitos das mudanças climáticas
Uso de materiais e tecnologias de baixo impacto ambiental
Redução, tratamento e reuso dos resíduos da construção e operação.
Como funciona a certificação?
A Certificação internacional LEED possui 7 dimensões a serem avaliadas nas edificações. Todas elas possuem pré requisitos (práticas obrigatórias) e créditos, recomendações que quando atendidas garantem pontos a edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos, nível certificado a 110 pontos, nível platina.
Dimensões Avaliadas
Sustainable sites (Espaço Sustentável) – Encoraja estratégias que minimizam o impacto no ecossistema durante a implantação da edificação e aborda questões fundamentais de grandes centros urbanos, como redução do uso do carro e das ilhas de calor.
Water efficiency (Eficiência do uso da água) – Promove inovações para o uso racional da água, com foco na redução do consumo de água potável e alternativas de tratamento e reuso dos recursos.
Energy & atmosphere (Energia e Atmosfera) – Promove eficiência energética nas edificações por meio de estratégias simples e inovadoras, como por exemplo simulações energéticas, medições, comissionamento de sistemas e utilização de equipamentos e sistemas eficientes.
Materials & resources (Materiais e Recursos) – Encoraja o uso de materiais de baixo impacto ambiental (reciclados, regionais, recicláveis, de reuso, etc.) e reduz a geração de resíduos, além de promover o descarte consciente, desviando o volume de resíduos gerados dos aterros sanitários.
Indoor environmental quality (Qualidade ambiental interna) – Promove a qualidade ambiental interna do ar, essencial para ambientes com alta permanência de pessoas, com foco na escolha de materiais com baixa emissão de compostos orgânicos voláteis, controlabilidade de sistemas, conforto térmico e priorização de espaços com vista externa e luz natural.
Innovation in design or innovation in operations (Inovação e Processos) – Incentiva a busca de conhecimento sobre Green Buildings, assim como, a criação de medidas projetuais não descritas nas categorias do LEED. Pontos de desempenho exemplar estão habilitados para esta categoria.
Regional priority credits (Créditos de Prioridade Regional) – Incentiva os créditos definidos como prioridade regional para cada país, de acordo com as diferenças ambientais, sociais e econômicas existentes em cada local.. Quatro pontos estão disponíveis para esta categoria.
Fonte: GBC Brasil