Por que um gerenciamento eficaz de obras é essencial para o sucesso do seu projeto
Por que um gerenciamento eficaz de obras é essencial para o sucesso do seu projeto
01/04/2023
7 Novas Tecnologias na Construção Civil que Estão Revolucionando o Setor
7 novas tecnologias na construção civil
22/04/2023
Mostrar tudo

Como criar um planejamento estratégico para a gestão de obras

Como criar um planejamento estratégico para a gestão de obras

Como criar um planejamento estratégico para a gestão de obras

O primeiro passo para concluir um projeto de construção com sucesso é criar um planejamento estratégico. Afinal, é a forma mais eficiente para mapear custos e etapas, além de facilitar o controle dos processos e resultados.

Basicamente, a melhor forma de cuidar da gestão de sua obra é usar um cronograma físico-financeiro. Essa ferramenta abarca todas as etapas pelas quais a obra passará, assim como seus custos.

Não sabe do que estamos falando? Separamos algumas boas práticas para montar um planejamento estratégico — que naturalmente culmina em um cronograma físico-financeiro.

Continue lendo!


Defina os objetivos de seu planejamento estratégico

Na introdução, usamos os termos “planejamento estratégico” e “cronograma físico-financeiro” como sinônimos, só que são conceitos diferentes.

O primeiro tem a ver com otimizar uma métrica ou entregar um resultado com base nos interesses do cliente, enquanto o segundo é genérico e aplicável a qualquer obra.

Só para exemplificar, se seu cliente precisa da obra concluída em 6 meses, o planejamento estratégico deve privilegiar o corte de tempo, e essa característica vai ressoar no cronograma físico-financeiro.

Mapeie as etapas da obras

Definidos os objetivos, agora é hora de mapear as etapas da obra tendo como base o planejamento estratégico.

É importante salientar que essa etapa exige muita cautela, dado que certas partes da construção devem ficar prontas antes das outras, tendo como base as boas práticas de engenharia.

Sempre revise as etapas da obra antes de iniciar a construção!

Identifique os recursos e riscos de cada etapa

É natural cada etapa ter como características certos recursos e riscos associados a ela.

Os riscos, por exemplo, estão por toda parte no canteiro de obra, mas neste contexto eles são delimitados como os eventos adversos que podem atrapalhar os objetivos de seu planejamento estratégico.

Portanto, busque antever os possíveis riscos de cada etapa e prepare planos de ação para eles, caso venham a se tornar realidade.

Atribua valores para cada etapa da obra

Tudo tem um custo e, no canteiro de obra, isso não é diferente.

Em seu cronograma físico-financeiro, calcule os custos de cada etapa com base nos processos executados, assim como na necessidade de mão de obra e recursos.

Monitore o desenvolvimento da obra

Agora que você tem tudo preparado para iniciar, como deve monitorar o desenvolvimento da obra? Em resumo, você deve levar em conta duas métricas: a conclusão de partes da obra que representam avanços e o fluxo de caixa ao longo do tempo.

Qualquer alteração não planejada precisa passar por auditoria visando entender o desvio ocorrido.

Use as ferramentas certas para a gestão

Por fim, sempre trabalhe com as melhores ferramentas do mercado, e, no que tange à construção civil, o Excel é o melhor amigo da gestão de obras.

Existem diversas planilhas excelentes para montar seu cronograma físico-financeiro, assim como calcular o BDI e demais operações importantes. Se você quer usar o Excel mas ainda não domina a ferramenta a ponto de montar suas próprias planilhas, aproveite as planilhas gratuitas de nosso site!

Redação Gestor de Obras
Redação Gestor de Obras
O grupo GESTOR DE OBRAS CONSTRUON LTDA, empresa de tecnologia especializada em soluções diversas para o mercado da construção civil, dentre elas ferramentas para a produtividade e o desempenho de engenheiros, arquitetos e gerentes de projetos no setor da construção civil. GESTOR DE OBRAS 360 Com quase uma década de experiência e mais de 115 mil usuários alcançados, o Gestor de Obras 360 oferece acesso a dezenas de planilhas especializadas em gestão de projetos e obras, além de materiais detalhados e tutoriais sobre como utilizar as melhores ferramentas do mercado, como Google Workspace, Trello, Notion, joinsecret e muitas outras. PLANILHAS PREMIUM +VIP Tenha acesso a todas as planilhas exclusivas do Portal Gestor de Obras. É um pacote com mais de 10 planilhas que você poderá baixar e ter tudo salvo em seu computador e usar sempre que quiser.