Alvenaria estrutural: vantagens, caso prático e ferramentas de controle de qualidade para download
ebook comunicacao movel em projetos da construção civil
Baixe hoje o melhor eBook sobre Comunicação Móvel em Projetos da Construção Civil
20/02/2018
Ebook Grátis - Como captar mais leads e vender mais na sua empresa da construção civil
Baixe agora o eBook sobre como captar mais leads e vender mais
01/03/2018
Mostrar tudo

Alvenaria estrutural: vantagens, caso prático e ferramentas de controle de qualidade para download

Alvenaria estrutural - dicas, vantagens - JFS_

Alvenaria estrutural - dicas, vantagens - JFS_

Em uma parceria com a JFS Construtora & Incorporadora, produzimos um artigo sobre dicas, as vantagens e o procedimentos para a realização do controle de qualidade de obras com Alvenaria Estrutural. E ainda, além das fichas de verificação, procedimento de execução de alvenaria estrutural em blocos de concreto, você também poderá baixar um case prático e ver como funciona esse sistema na prática. Boa leitura!

> Baixar tudo agora.

Sobre a Alvenaria Estrutural

A ALVENARIA ESTRUTURAL   é um sistema construtivo onde as paredes são executadas em blocos de concreto, que além de vedar desempenham a função estrutural, e por não haver pilares nem vigas de sustentação neste sistema, são as paredes que suportam toda descarga de peso da laje ou cobertura.

Grandes construtoras utilizam-se deste sistema hoje pois, possibilitam otimizar cronograma, custos, redução de riscos de acidentes de trabalho e ainda garante a qualidade, por possuir normas da ABNT que regulamentam materiais, execução de serviços facilitando o controle para bom desempenho do sistema.

 

foto jfs alvenaria estrutural - 1foto jfs alvenaria estrutural - 2

(Foto: Obra JFS –  Bloco Estrutural)

 

OBRA RACIONALIZADA / MODULADA

 

Para execução da alvenaria estrutural há a demanda de seu projeto ser “modular”, ou seja, as dimensões das paredes serão múltiplas as uma “unidade modular”, que no caso é determinada pelas medidas dos blocos.

Ainda o projeto deverá ser de forma racionalizada, onde:

  • Os blocos deverão ser dispostos de forma que a cada fiada suas juntas fiquem alternadas, favorecendo a “amarração dos blocos”.
  • Nas alvenarias estruturais a disposição dos blocos vazados favorece as instalações elétricas e hidráulicas, pois quando ocorrem no mesmo momento do assentamento dos blocos evitam cortes futuros nas paredes, o que contribui imensamente para diminuir a geração de resíduos.

Para assegurar que os elementos acima citados foram considerados de maneira correta, a modulação da alvenaria estrutural em planta baixa só poderá ser definitiva, após a elaboração das elevações, as quais deverão ser compatibilizadas com as instalações (elétricas, hidráulicas, vãos das janelas, e se for o caso shafts).

>> Fazer donwload do case, procedimento e fichas de verificação agora.

Dicas:

  • Definir as dimensões dos blocos, ou seja, a “unidade modular”, que será utilizada, desta forma determinada qual a modulação das paredes.
  • Ter compatibilizados os projetos das instalações para a elaboração em planta baixa.
  • Nunca encaminhar para obra a planta baixa sem as devidas verificações das elevações, pois pode ocorrer significativa alterações após a compatibilização.
  • Verificar sempre a coerência das soluções escolhidas, considerar sempre que a melhor opção é a que mais simples e de fácil execução na obra.

 

AS VANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL:

  1. A necessidade de escolha do tamanho do bloco (unidade modular) contribui para um projeto modulado e racionalizado onde há menor risco de erro de medidas das paredes.
  1. A alvenaria estrutural é um sistema construtivo normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) com normas para projetos, materiais e execução, o que facilita o controle, garante e gera condições para melhor qualidade na execução;
  1. Execução mais fácil, prática e produtiva, pois a por ser um sistema construtivo que utiliza se da unidade modular, se torna mais simples e racional sua execução, favorece a execução de maior área quadrada por dia;
  1. Fácil capacitação da mão de obra, pois como é um sistema construtivo similar ao tradicional o profissional assimila facilmente as boas práticas construtivas.
  1. Sendo normatizado, o material deste sistema construtivo possui uniformidade e regularidade, assim o uso de blocos de qualidade contribui na redução de volume de argamassa de assentamento e revestimento.
  1. A execução da alvenaria estrutural simultânea a execução das instalações elétricas e hidráulicas, contribui para redução de desperdício de material, pois por serem embutidas nos vazios dos blocos, eliminam a necessidade de rasgos na alvenaria, evitando assim o retrabalho e contribuindo para menor geração de resíduos. Além de extinguir a oportunidade de improvisos, o que elevam significativamente o custo da construção.
  1. Na Alvenaria Estrutural, as barras de aço são alocadas pelos próprios pedreiros e a maioria das formas é feita dentro das próprias canaletas dos blocos, suprimindo formas de madeira e abatendo a quantidade de aço utilizada, sendo desnecessários a mão de obra de carpinteiros e armadores para o desempenho de pilares e vigas.
  2. Alvenaria Estrutural permite a alternativa de aplicação de gesso direto nas paredes e pintura logo após. No entanto, há a necessidade de chapisco nas apenas áreas revestidas com azulejos ou similares.

COMPARATIVO ETAPAS: ALVENARIA CONVENCIONAL X ALVENARIA ESTRUTURAL

ALVENARIA CONVENCIONALALVENARIA ESTRUTURAL
Produção das colunas/vigas1      Construção das paredes em blocos estruturais, substituindo colunas e vigas de concreto armado.
1 Confecção de formas de madeira2      Aplicação do revestimento com espessuras mínimas:
2 Barras de ferro de diversas formas e espessuras(*) nas paredes externas, pode se aplicar massa tradicional ou optar por outros revestimentos disponíveis no mercado
3 Concreto para preencher as formas de madeiras.(*) nas paredes internas, onde não haja, azulejos, pode se aplicar gesso diretamente sobre os blocos e obter um acabamento liso de pintura
4 Retirada dos e escoramentos após mínimo 20 dias.
5      Construção das paredes com tijolos ou blocos
6      Aplicação de chapisco, massa fina para a execução do revestimento.

 

Conforme podemos constatar, o Sistema de Alvenaria Estrutural possibilita uma integração entre projeto e execução, bem como uma integração com outros subsistemas, permitindo diversas benefícios e permitindo uma economia de até 20% do custo total da obra comparados aos sistemas tradicionais.

>> Baixar case, procedimento e fichas de verificação da execução de alvenaria estrutural.

 

COMO FAZER O CONTROLE DA QUALIDADE:

 

Conhecendo a sequência de ações para execução de Alvenaria Estrutural, deve se definir o padrão de procedimentos. Como por exemplo quais serão os materiais e equipamentos necessários na execução, como deverá ser executado passo-a-passo e como deverá ser avaliado.

Estes padrões podem ser registrados como Procedimentos de Serviços e irão integrar ao sistema da qualidade. Assim, a avaliação da execução do Alvenaria Estrutural pode ocorrer através da verificação dos serviços executados.

A verificação dos serviços executados pode ser registrada em uma Ficha padrão (Ficha de Verificação de Serviço) na qual reúne técnicas para a verificação dos serviços, e possibilitarão o acompanhamento e avaliação dos serviços.

As ações acima relacionadas são ferramentas de grande valia no auxílio do controle da qualidade dos serviços executados.

O Procedimento de Serviços e a Ficha de Verificação de Serviços podem ser baixados aqui.

Quer ver o processo completo de execução de uma obra com Alvenaria Estrutural? Baixe o case da JFS, clicando aqui.

radier jfs construtora banner de post

Conheça a JFS Construtora e Incorporadora. Acesse www.jfsconstrutora.com.br

Alvenaria Estrutural - Baixar o case e as fichas-modelo

 

Comentários

comentários