Ebook sobre a construção industrializada: projeto e montagem em Light Steel Framing
09/02/2019Ebook Tramontina: Ferramentas profissionais para construção
11/02/2019Alvenaria estrutural: vantagens, caso prático e ferramentas de controle de qualidade para download
Em uma parceria com a JFS Construtora & Incorporadora, produzimos um artigo sobre dicas, as vantagens e o procedimentos para a realização do controle de qualidade de obras com Alvenaria Estrutural. E ainda, além das fichas de verificação, procedimento de execução de alvenaria estrutural em blocos de concreto, você também poderá baixar um case prático e ver como funciona esse sistema na prática. Boa leitura!
Sobre a Alvenaria Estrutural
A ALVENARIA ESTRUTURAL é um sistema construtivo onde as paredes são executadas em blocos de concreto, que além de vedar desempenham a função estrutural, e por não haver pilares nem vigas de sustentação neste sistema, são as paredes que suportam toda descarga de peso da laje ou cobertura.
Grandes construtoras utilizam-se deste sistema hoje pois, possibilitam otimizar cronograma, custos, redução de riscos de acidentes de trabalho e ainda garante a qualidade, por possuir normas da ABNT que regulamentam materiais, execução de serviços facilitando o controle para bom desempenho do sistema.
(Foto: Obra JFS – Bloco Estrutural)
OBRA RACIONALIZADA / MODULADA
Para execução da alvenaria estrutural há a demanda de seu projeto ser “modular”, ou seja, as dimensões das paredes serão múltiplas as uma “unidade modular”, que no caso é determinada pelas medidas dos blocos.
Ainda o projeto deverá ser de forma racionalizada, onde:
- Os blocos deverão ser dispostos de forma que a cada fiada suas juntas fiquem alternadas, favorecendo a “amarração dos blocos”.
- Nas alvenarias estruturais a disposição dos blocos vazados favorece as instalações elétricas e hidráulicas, pois quando ocorrem no mesmo momento do assentamento dos blocos evitam cortes futuros nas paredes, o que contribui imensamente para diminuir a geração de resíduos.
Para assegurar que os elementos acima citados foram considerados de maneira correta, a modulação da alvenaria estrutural em planta baixa só poderá ser definitiva, após a elaboração das elevações, as quais deverão ser compatibilizadas com as instalações (elétricas, hidráulicas, vãos das janelas, e se for o caso shafts).
>> Fazer donwload do case, procedimento e fichas de verificação agora.
Dicas:
- Definir as dimensões dos blocos, ou seja, a “unidade modular”, que será utilizada, desta forma determinada qual a modulação das paredes.
- Ter compatibilizados os projetos das instalações para a elaboração em planta baixa.
- Nunca encaminhar para obra a planta baixa sem as devidas verificações das elevações, pois pode ocorrer significativa alterações após a compatibilização.
- Verificar sempre a coerência das soluções escolhidas, considerar sempre que a melhor opção é a que mais simples e de fácil execução na obra.
AS VANTAGENS DA ALVENARIA ESTRUTURAL:
- A necessidade de escolha do tamanho do bloco (unidade modular) contribui para um projeto modulado e racionalizado onde há menor risco de erro de medidas das paredes.
- A alvenaria estrutural é um sistema construtivo normatizado pela ABNT (Associação Brasileira de Normas e Técnicas) com normas para projetos, materiais e execução, o que facilita o controle, garante e gera condições para melhor qualidade na execução;
- Execução mais fácil, prática e produtiva, pois a por ser um sistema construtivo que utiliza se da unidade modular, se torna mais simples e racional sua execução, favorece a execução de maior área quadrada por dia;
- Fácil capacitação da mão de obra, pois como é um sistema construtivo similar ao tradicional o profissional assimila facilmente as boas práticas construtivas.
- Sendo normatizado, o material deste sistema construtivo possui uniformidade e regularidade, assim o uso de blocos de qualidade contribui na redução de volume de argamassa de assentamento e revestimento.
- A execução da alvenaria estrutural simultânea a execução das instalações elétricas e hidráulicas, contribui para redução de desperdício de material, pois por serem embutidas nos vazios dos blocos, eliminam a necessidade de rasgos na alvenaria, evitando assim o retrabalho e contribuindo para menor geração de resíduos. Além de extinguir a oportunidade de improvisos, o que elevam significativamente o custo da construção.
- Na Alvenaria Estrutural, as barras de aço são alocadas pelos próprios pedreiros e a maioria das formas é feita dentro das próprias canaletas dos blocos, suprimindo formas de madeira e abatendo a quantidade de aço utilizada, sendo desnecessários a mão de obra de carpinteiros e armadores para o desempenho de pilares e vigas.
- Alvenaria Estrutural permite a alternativa de aplicação de gesso direto nas paredes e pintura logo após. No entanto, há a necessidade de chapisco nas apenas áreas revestidas com azulejos ou similares.
COMPARATIVO ETAPAS: ALVENARIA CONVENCIONAL X ALVENARIA ESTRUTURAL
ALVENARIA CONVENCIONAL | ALVENARIA ESTRUTURAL |
Produção das colunas/vigas | 1 Construção das paredes em blocos estruturais, substituindo colunas e vigas de concreto armado. |
1 Confecção de formas de madeira | 2 Aplicação do revestimento com espessuras mínimas: |
2 Barras de ferro de diversas formas e espessuras | (*) nas paredes externas, pode se aplicar massa tradicional ou optar por outros revestimentos disponíveis no mercado |
3 Concreto para preencher as formas de madeiras. | (*) nas paredes internas, onde não haja, azulejos, pode se aplicar gesso diretamente sobre os blocos e obter um acabamento liso de pintura |
4 Retirada dos e escoramentos após mínimo 20 dias. | |
5 Construção das paredes com tijolos ou blocos | |
6 Aplicação de chapisco, massa fina para a execução do revestimento. |
Conforme podemos constatar, o Sistema de Alvenaria Estrutural possibilita uma integração entre projeto e execução, bem como uma integração com outros subsistemas, permitindo diversas benefícios e permitindo uma economia de até 20% do custo total da obra comparados aos sistemas tradicionais.
>> Baixar case, procedimento e fichas de verificação da execução de alvenaria estrutural.
COMO FAZER O CONTROLE DA QUALIDADE:
Conhecendo a sequência de ações para execução de Alvenaria Estrutural, deve se definir o padrão de procedimentos. Como por exemplo quais serão os materiais e equipamentos necessários na execução, como deverá ser executado passo-a-passo e como deverá ser avaliado.
Estes padrões podem ser registrados como Procedimentos de Serviços e irão integrar ao sistema da qualidade. Assim, a avaliação da execução do Alvenaria Estrutural pode ocorrer através da verificação dos serviços executados.
A verificação dos serviços executados pode ser registrada em uma Ficha padrão (Ficha de Verificação de Serviço) na qual reúne técnicas para a verificação dos serviços, e possibilitarão o acompanhamento e avaliação dos serviços.
As ações acima relacionadas são ferramentas de grande valia no auxílio do controle da qualidade dos serviços executados.
O Procedimento de Serviços e a Ficha de Verificação de Serviços podem ser baixados aqui.
Quer ver o processo completo de execução de uma obra com Alvenaria Estrutural? Baixe o case da JFS, clicando aqui.
Baixar o case e as fichas agora!