2º Congresso Latino-Americano Light Steel Framing reúne especialistas para mostrar a consolidação e desafios do sistema construtivo
25/03/2016Construção civil: 4 ações para iniciar a minha operação de Marketing Digital
04/04/2016Você trabalha numa empresa tradicional da construção civil. Talvez no departamento de projetos e engenharia, de orçamento de obra, ou até mesmo, passa a maior parte do tempo no canteiro do obras.
Sua empresa executa excelentes projetos desde aqueles serviços preliminares, estruturas e alvenarias, hidráulica, elétrica, acabamentos, paisagismo… Todos os profissionais da empresa são qualificados. Você é altamente qualificado.
Controla bem as atividades físicas do cronograma. Só que toda vez, quando um cliente, ou um prospecto te solicita um novo orçamento é aquele desespero. Será necessária a alocação de mão-de-obra, planejamento de atividades, levantamento de materiais que deverão ser comprados, pensar no alojamento dos funcionários, viagens que precisarão ser feitas…
E nessa fase, vários problemas ocorrem.
Continue atento aqui no artigo para verificar se você comete esses grandes erros no processo da elaboração de orçamento de obra que são:
- Não ter total conhecimento dos custos diretos envolvidos
- Nem sequer imagina as despesas indiretas associadas ao projeto
- Não precifica corretamente os serviços a serem prestados
- Demora muito para entregar a proposta ao cliente
1. Não tem o conhecimento dos custos diretos envolvidos
Aqui, duas coisas são essenciais que você saiba:
- Custos dos Insumos: Materiais e equipamentos, por exemplo
- Custos da Mão de Obra: Entender o custo por unidade produzida
(Se você quer entender um pouco melhor sobre os custos diretos, veja este outro artigo.
A primeira coisa que você vai fazer, é orçar com seus fornecedores quanto vai custar os materiais quantificados – isso se você não tiver estoque. E ainda, levantar quanto vai custar a mão-de-obra (própria, terceirizada ou quarteirizada…).
Se aqui já temos essas informações, estamos muito bem. O que acaba acontecendo é que ou os fornecedores demoram muito pra responder, ou o seu departamento de COMPRAS e RH não conseguem te ajudar nessa etapa.
Se você não tem em algum lugar anotado (planilhas, sistemas, cadernos e blocos de texto) quanto custaram esses itens em seu últimos orçamentos, tudo começa a ficar muito mais complicado e nebuloso.
E o que acaba acontecendo? Os chutes começam a aparecer…
2. Nem imagina os benefícios, custos e despesas indiretas associadas ao projeto e da fase de orçamento de obra
Se o levantamento dos custos diretos já estava difícil, aqui a coisa fica ainda mais séria.
Itens como Administração Central, Riscos, Seguros e Garantias, Lucro e Impostos farão você perder as noites de sono: pois além de identificar os seus percentuais, ainda será necessário calcular adequadamente o BDI.
Aqui você irá precisará saber as taxas desses itens que acabei de mencionar, entender o que é o BDI, compor o seu BDI (aqui temos uma planilha pra te ajudar nessa fase).
3. Não precifica adequadamente os serviços que serão prestados
Precificar sem entender seus custos, despesas, impostos e lucros definidos será impossível. Aliás, muitos profissionais e empresas fazem do impossível algo possível e temos então, nessa etapa um futuro fadado ao tão temido PREJUÍZO.
Precificação é resultado de análise de informações aliada a estratégia de sua empresa quanto a forma de trabalho e lucros esperados.
4. Demora muito para entregar a proposta ao seu cliente ou prospecto
Você está a dias levantando os custos, calculando as eventuais despesas indiretas, tentando incluir o BDI sobre os itens anteriores, planejando as atividades que deverão ser executadas, imaginando o seu desembolso e o do seu cliente e qual o detalhe vazou pelo ralo? O TEMPO!
Se depois de vários dias seu cliente ainda aprovar aceitar a sua proposta, você precisará contar com a sorte para que não tenha prejuízo se cometeu os 3 primeiros erros.
Orçar um projeto da construção civil não é tarefa fácil. É preciso muita experiência no canteiro de obras, possuir muita informação, revisar sua proposta por diversas vezes, analisando seu conteúdo por diversos prismas: consistência dos dados recebidos, coerência com o mercado e concorrência, capacidade de entrega.
Se quiser ler mais artigos e obter mais informações a respeito do processo de orçamentação de obras, clique aqui. Em especial, temos um artigo muito interessante que trata das atividades envolvidas na alocação de custos em orçamentos.