Feicon Batimat Nordeste 2016 - Feicon NE & Gestor de Obras
O credenciamento da Feicon Batimat Nordeste 2016 está disponível!
28/09/2016
Registro fotográfico na obra checagem da qualidade
Registro fotográfico na obra: checagem da qualidade
06/10/2016
Mostrar tudo

3 grandes melhorias geradas pelo BIM nas áreas de suprimentos

3 grandes melhorias geradas pelo BIM nas áreas de suprimentos - Gestor de Obras & Conaz

3 grandes melhorias geradas pelo BIM nas áreas de suprimentos - Gestor de Obras & Conaz

O uso da Modelagem da Informação da Construção, também conhecido como BIM(Building Information Modeling), já é realidade no ambiente da construção civil e vêm conquistando o mercado nos últimos anos. Em países como a Inglaterra, por exemplo, o uso deste processo tecnológico já se tornou requisito para contratar qualquer projeto de obra pública. Aqui no Brasil existem movimentos semelhantes, como o LaBIM da Secretaria do Estado de Planejamento de Santa Catarina (SPG/SC), que está se preparando para receber 100% dos projetos de obras públicas em BIM a partir de 2018.

Apesar da tendência na popularização doBIM, ainda estamos longe de explorartodos os benefícios deste avanço tecnológico. O projeto concebido através de um modelo ideal em BIM agrega todas as partes envolvidas daconstrução de um empreendimento, auxiliando cada setor responsável a minimizar os erros antes, durante e depois da obra. Porém, apenas o setor de projetos arquitetônicos e complementares que estão mais familiarizados com as ferramentas e processos de modelagem (raramente o planejamento). Esta limitação é também responsável pela constante confusão entre o BIM (um processo tecnológico) com ferramentas de modelagem (Revit, ArchiCAD,VectorWorks, etc).

 

Veja no post da Conaz os benefícios da utilização do BIM nas áreas de suprimento das empresas da construção civil clicando aqui.

Comentários

comentários